quinta-feira, 6 de maio de 2010

Forrando cúpulas
http://lucianamurta.wordpress.com/2009/03/04/forrando-cupulas/

De Luminárias

Esse é o abajur como estava antes.

De Luminárias

Comece descolando o tecido e os enfeites que estavam na cúpula, deixando a cúpula lisa original:

De Luminárias

Para os primeiros passos deixe a cúpula presa a base do abajur mesmo, isso facilita o manuseio do tecido, sem precisar ficar segurando a cúpula. Pegue o tecido escolhido (uso tecido 100% algodão, é o que fica com melhor resultado e o mais fácil de trabalhar, não sei se fica bom com outros tipos) e coloque-o inteiro sobre a cúpula, ajeitando bem para que fique lisinho e bem assentado por toda a volta dela:

De Luminárias

Em seguida, corte o excesso do tecido embaixo, deixando uma sobra de uns 5cm para fazer o acabamento no final. Essa sobra de tecido pode (e deve) ser bem menor, mas para não arriscar de faltar tecido por um errinho qualquer deixe uma folga maior e corto no tamanho certo só no final:

De Luminárias

Para colar, dilua cola branca com um pouquinho de água e passo na cúpula com um pincel. Comece a colar pela parte de trás da cúpula, onde fica a emenda, se você quiser centralizar a guirlanda da estampa do seu tecido, comece a colar pela parte da frente, para garantir que ficara no lugar certo:

De Luminárias

Vá passando a cola em faixas e colocando o tecido em cima, alisando bem, até chegar na emenda:

De Luminárias

Quando chega ao final, corte o excesso de tecido deixando uma folguinha para colar:

De Luminárias

Faça a mesma coisa do outro lado, partindo do meio para a parte de trás, até chegar na emenda. (Lembrando que para estampas uniformes, onde não é necessário centralizar uma parte dela, é mais fácil começar a colar pela parte de trás, a partir da emenda, seguindo por toda a volta da cúpula, até chegar a emenda novamente). Quando terminar de colar, corte o excesso do tecido também deixando uma sobra para sobrepor as extremidades:

De Luminárias

Cole uma extremidade sobre a outra, sobrepondo cerca de 1cm de tecido:

De Luminárias

De Luminárias

Recorte o excesso de tecido agora da parte de cima, sempre deixando uma sobra:

De Luminárias

De Luminárias

Para fazer o acabamento na parte de cima, corte o tecido em algumas partes, dando uns talhinhos, para que eles virem para dentro sem repuxar:

De Luminárias

Passe cola com o pincel na parte de dentro e viro o tecido, colando e ajeitando com o próprio pincel, até terminar:

De Luminárias

De Luminárias

Na parte de baixo da cúpula, antes de finalizar, apare aquela sobra de tecido que normalmente é deixada  bem grande, para que a beirinha quando for virada para dentro não fique grande demais. Depois repita o mesmo processo, cortando o tecido em várias partes, passando cola e virando as beiras para dentro, colando bem, até o final:

De Luminárias

De Luminárias

De Luminárias

E a cúpula está pronta:

De Luminárias

Se quiser dar um acabamento na cúpula, para proteger e facilitar a limpeza, pode passar uma camada de cola ou termolina leitosa por cima do tecido. Particularmente acho muito mais bonito deixar só no tecido mesmo. A cola ou a termolina dão um aspecto brilhoso, meio plastificado, encobrindo a textura do tecido, que eu acho linda. Mas sem o acabamento, ela também fica mais frágil, suja mais e não dá para limpar muito bem. Eu ainda prefiro assim, mesmo que tenha uma vida útil menor e eu tenha que trocar mais vezes.

Depois de fazer essa forração básica, pode-se enfeitar a cúpula com rendas, passamaria, fitas de cetim, etc. usando a mesma cola que se usou para colar o tecido.

Espero que ajude a quem quiser se aventurar. Com tantas estampas lindas de tecido, é muito fácil dar uma renovada no abajur sem gastar muito.

2 comentários:

  1. Olá Vera, eu sou a Valéria e tenho um blog chamado CASA DECORADA, nunca enccontrei um explicaçao tao bacana sobre forraçao de cúpulas....coloquei 3 fotos e o passo a passo linkei o seu blog...parabens pelo post.
    Abraço e me faça uma visitinha, já sou seguidora e te espero por la.

    ResponderExcluir
  2. Vera, estava a caça na internet de um passo a passo para forrar a minha cúpula e eis que cheguei ao seu blog. Estava justamente postando sobre isso no meu blog VIVAVIDABEM.BLOGSPOT.COM. Por enquanto escrevo para ninguém, rsrsrs, mas também preciso ser mais assídua. Também já sou sua seguidora, e espero vocêpor lá. bjs

    ResponderExcluir

Meu 1º selinho!!!

Muito obrigado Tia Mia pelo carinho!
De Selinhos
Meus 10 amores... 1- Deus 2- Minha vida; 3- Meus filhos; 4- Meus pais e irmãos; 5- Meu esposo; 6- Minha fimília; 7- Meus pets; 8- Meu Lar; 9- Meus amigos; 10- Artesanato;

Selinho que recebi de minha amiga Tia Mia.

Selinho que recebi de minha amiga...

http://dedodemocapatchwork.blogspot.com/
De Selinhos
Façam uma visitinha vocês vão gostar.Bjs!!! Regra: 1- Agradecer quem te enviou o prêmio. 2- Divida 7 coisas sobre voce 3- Premiar outras 5 a 15 blogueiros. 4- Entre em contato com esses blogueiros para avisar sobre os prêmios e para que eles levem o selo da versatilidade para o seu blog e distribua a outros colegas blogueiros. Eu gosto muito de: 1- Da companhia de meus filhos e meu namorido, 2- Do meu pai e dos meus irmãos, 3- Viajar, 4- Praia e do campo, 5- Cinema e pipoquinha, 6- Musica, 7- Artezanato, Enviei para as amigas: http://artesanatocoisasqueeusei.blogspot.com http://lucianasatelier.blogspot.com http://lorenartesanatos.blogspot.com http://eucraftemuitomais.blogspot.com http://lifenositio.blogspot.com/ http://inspirecriedecore.blogspot.com http://lilidepaulafeliz.blogspot.com

Obrigado Catia

Selinho que a amiga Catia está ofertando a todas artistas artesã.Passe lá e pegue o seu.
De Selinhos
http://catiaartesmanuais.blogspot.com/