segunda-feira, 10 de maio de 2010

Frigideira de Maturi
http://www.rainhasdolar.com/

De Culinária

O Maturi é a suave e macia polpa da castanha extraída do caju ainda verde, precioso tesouro só encontrado a partir desta época, até antes de findo o verão. Seu preço, por vezes alto, explica-se pela dificuldade em tirar esta polpa de dentro da casca da castanha, uma vez que ela solta um óleo que queima gravemente, e é preciso dominar a técnica.

De Culinária

O Maturi é vendido em saquinhos, envolvido numa espécie de leite natural, como na foto acima, e pode ser congelado, uma estratégia que lançarei mão garantindo assim, alguns quilos para a entresafra. Na hora de preparar, ele deve ser muito bem lavado, para tirar o ranço, e depois escorrido.

A Cris utilizou a mesma proporção de camarões frescos e maturi (aqui algo em torno de 700g de cada, sendo o camarão já limpo, peso líquido). Dona Canô dá uma dica muito bacana em seu livro sobre utilizar um palito para remover a caca dos camarões (basta rasgar o dorso e puxar o fio, que sai inteiro, ó que massa!). Para o tempero, pilei dois dentes de alho, sal e coentro, e envolvi meus camarões, muito frescos e limpinhos, que reservei enquanto...


De Culinária

... cortava os temperos e dispunha os demais ingredientes. Depois foi só refogar cebola roxa, dois dentes de alho, tomates cereja cortados em 4, uma pontinha de pimenta sem sementes bem picadinha (opcional), e pimentão verde ídem, em óleo de sua preferência; uma vez refogadinhos os temperos, junte o maturi, depois os camarões, misture bem, agora some um punhado de camarão seco triturado, depois leite de coco natural ou Sococo para ficar com uma boa quantidade de caldo cremoso, 1 colher de sopa de azeite de dendê só para dar uma cor rosada (opcional), e por fim, um ENORME punhado de coentro picado, que é a erva boa para comida do recôncavo. Apague o fogo, reserve e vá bater uns 5 ou 6 ovos em neve (primeiro as claras, depois as gemas e uma colher de sopa de fermento em pó). Agora misture metade dos ovos batidos ao refogado, e reserve o restante. Envolva bem, deite em fôrma untada e enfarinhada, cubra com o resto do ovo batido, coroe com rodelas de cebola, tomates, fios de azeite de oliva (se tiver azeitonas, vá em frente), e leve ao forno pré-aquecido por 10 a 15 minutos, ou até que esteja dourado.

De Culinária


Sirva com arroz branco.Bom apetite!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário