quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Como fazer craquelê

O craquelê, que é uma técnica que requer muito cuidado e habilidade para se fazer, pois, o verniz utilizado não pode ser retocado. É uma forma de dar ao objeto um ar de envelhecimento, graça e luxo.Ele pode ser utilizado também em peças de vidro e se aplicarmos em ambos os materiais a técnica de Decoupage.
Dicas básicas
-A tinta de craquelê só dará o efeito desejado se for aplicada sobre tinta acrílica, tinta plástica ou verniz vitral.
-A aplicagem da tinta craquelê deve ser um movimento curto e de formas desordenada, no caso sentidos opostos e alternados.
-O material deve estar bem limpo antes de aplicar a primeira demão de tinta, se for em vidro deve ser lavado com água e sabão para retirar qualquer vestígio de gordura e por ultimo passar um pano com álcool.
-A peça em madeira deve ser lixada com uma lixa nº 150, sempre em sentido ao veio da madeira.
-Misture muito bem a tinta craquelê.
Materiais utilizados.
-Objeto em madeira ou em vidro.
-Tinta especial para craquelado (craquelê), também conhecido como craquelador, a Corfix, dispõe de diversas cores e kits completos para a aplicação, há também as marcas Gato preto, Mural e Acrilex.
-Pincel chato e de cerdas macias.
-Tinta acrílica ou plástica e verniz vitral, para a base do objeto, de preferência branca, se forem em vidro utilizar o incolor.
Passo-a-passo para craquelado em madeira.
-Passe uma demão da tinta acrílica ou plástica branca sobre o objeto e deixe secar por 40 minutos aproximadamente e aplique a segunda demão.
-Após a secagem da segunda demão de tinta utilizada para a base, aplique uma demão de verniz vitral branco.
-Após a secagem do verniz aplique a tinta craquelê em camadas não muito grossas, escolha cores de sua preferência, pode-se utiliza também diversas cores para formar um dégradé.
-Para agilizar o processo de secagem utilize um secador.
-Caso haja interesse, aplique o guardanapo de Decoupage, antes ou após a secagem da peça. Se aplicar antes aplique com cuidado sobre o verniz úmido, ele servirá como cola.
-Para selar e garantir uma ótima garantia e duração do trabalho após a secagem passe verniz incolor em spray.
Passo-a-passo para craquelado em vidro.
-Limpe bem a peça, conforme orientado a cima.
-Aplique uma demão de verniz vitral branco ou incolor, se optar por colocar o guardanapo de Decoupage, aplique com cuidado sobre o verniz ainda molhado.
-Após a secagem do verniz aplique a tinta craquelê em camadas não muito grossas, escolha cores de sua preferência, pode-se utilizar também diversas cores para formar um dégradé. Se preferir pode desenhar sobre o vidro e aplicar as cores desejadas para preencher os espaços do desenho
-Para agilizar o processo de secagem utilize um secador.
-Para selar e garantir uma ótima garantia e duração do trabalho após a secagem passe verniz incolor em spray.
Fonte: http://www.artesanatodicas.com.br/passo-a-passo/como-fazer-craquele/

Um comentário:

Meu 1º selinho!!!

Muito obrigado Tia Mia pelo carinho!
De Selinhos
Meus 10 amores... 1- Deus 2- Minha vida; 3- Meus filhos; 4- Meus pais e irmãos; 5- Meu esposo; 6- Minha fimília; 7- Meus pets; 8- Meu Lar; 9- Meus amigos; 10- Artesanato;

Selinho que recebi de minha amiga Tia Mia.

Selinho que recebi de minha amiga...

http://dedodemocapatchwork.blogspot.com/
De Selinhos
Façam uma visitinha vocês vão gostar.Bjs!!! Regra: 1- Agradecer quem te enviou o prêmio. 2- Divida 7 coisas sobre voce 3- Premiar outras 5 a 15 blogueiros. 4- Entre em contato com esses blogueiros para avisar sobre os prêmios e para que eles levem o selo da versatilidade para o seu blog e distribua a outros colegas blogueiros. Eu gosto muito de: 1- Da companhia de meus filhos e meu namorido, 2- Do meu pai e dos meus irmãos, 3- Viajar, 4- Praia e do campo, 5- Cinema e pipoquinha, 6- Musica, 7- Artezanato, Enviei para as amigas: http://artesanatocoisasqueeusei.blogspot.com http://lucianasatelier.blogspot.com http://lorenartesanatos.blogspot.com http://eucraftemuitomais.blogspot.com http://lifenositio.blogspot.com/ http://inspirecriedecore.blogspot.com http://lilidepaulafeliz.blogspot.com

Obrigado Catia

Selinho que a amiga Catia está ofertando a todas artistas artesã.Passe lá e pegue o seu.
De Selinhos
http://catiaartesmanuais.blogspot.com/