segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Como Pintar um Móvel de Madeira (ou MDF) Escura

http://artesanatossempre.blogspot.com/2009/04/como-pintar-um-movel-de-madeira-ou-mdf.html


Para pintar um móvel de madeira escura, envernizado ou já pintado com uma cor clara, como branco ou marfim, você deve, antes de mais nada, limpar a peça e retirar os resíduos de verniz e sujeira, com explicado anteriormente. Em seguida, limpe a peça e faça o restauro com uma massa própria para cobrir imperfeições e tampar furos, se necessário. Lixe novamente retire todo pó. Escolha o tipo de tinta que pretende usar, acrílica, esmalte ou spray, e pinte seguindo as orientações específicas de cada tipo de tinta. Se você quiser alta cobertura, prefira tinta esmalte, se preferir acabamento laqueado use a tinta spray e se quiser um efeito mais natural e rústico, fosco-acetinado, prefira a tinta acrílica decorativa (veja informações sobre cada tipo de tinta acima).

Outra opção é fazer uma pátina branca sobre a madeira escura, técnica que fica muito bonita e também é conhecida como satinê. Prepare a peça como indicado (limpe, retire resíduos de cera ou verniz e lixe). Aplique uma demão de cera incolor em todo móvel e aguarde secagem por alguns minutos. Aplique o Médium Envelhecedor na cor brancoe m toda peça, uma demão, sem excessos. Deixe secar bem e lixe com uma lixa grossa, fazendo com que o fundo escuro da madeira apareça por baixo da tinta branca. Limpe e passe uma flanela para lustrar. Outro produto que também pode ser usado para fazer o mesmo tipo de pátina é a tinta Decorfix Fosca branca, substituindo o Médium Envelhecedor.

A cera branca em pasta também pode ser usada para dar uma efeito diferente às madeiras escuras, porém sua cobertura é mais superficial.

Um comentário:

Meu 1º selinho!!!

Muito obrigado Tia Mia pelo carinho!
De Selinhos
Meus 10 amores... 1- Deus 2- Minha vida; 3- Meus filhos; 4- Meus pais e irmãos; 5- Meu esposo; 6- Minha fimília; 7- Meus pets; 8- Meu Lar; 9- Meus amigos; 10- Artesanato;

Selinho que recebi de minha amiga Tia Mia.

Selinho que recebi de minha amiga...

http://dedodemocapatchwork.blogspot.com/
De Selinhos
Façam uma visitinha vocês vão gostar.Bjs!!! Regra: 1- Agradecer quem te enviou o prêmio. 2- Divida 7 coisas sobre voce 3- Premiar outras 5 a 15 blogueiros. 4- Entre em contato com esses blogueiros para avisar sobre os prêmios e para que eles levem o selo da versatilidade para o seu blog e distribua a outros colegas blogueiros. Eu gosto muito de: 1- Da companhia de meus filhos e meu namorido, 2- Do meu pai e dos meus irmãos, 3- Viajar, 4- Praia e do campo, 5- Cinema e pipoquinha, 6- Musica, 7- Artezanato, Enviei para as amigas: http://artesanatocoisasqueeusei.blogspot.com http://lucianasatelier.blogspot.com http://lorenartesanatos.blogspot.com http://eucraftemuitomais.blogspot.com http://lifenositio.blogspot.com/ http://inspirecriedecore.blogspot.com http://lilidepaulafeliz.blogspot.com

Obrigado Catia

Selinho que a amiga Catia está ofertando a todas artistas artesã.Passe lá e pegue o seu.
De Selinhos
http://catiaartesmanuais.blogspot.com/