terça-feira, 3 de novembro de 2009

Tipos de Cola ou Adesivos

http://www.fazfacil.com.br/materiais/colas_6.html

De Colas e Adesivos


Conhecer os diversos tipos de materiais é muito importante para o desenvolvimento e realização de um bom tarbalho.Nesse tutorial vamos conhecer um pouco do universo das colas.
Encontramos no mercado uma infinidade de colas multiuso,mas nem sempre elas colam todo tipo de material.Escolher a cola certa para cada tipo de superfície proporcionará um resultado mais eficiente e duradouro

Materiais que podem ser colados :

AÇO,ALUMINIO,BORRACHA,CERAMICA,COURO,CORTIÇA,CIMENTO,CARPETE,FERRO,GESSO,ISOPOR LAMINADO,LATÃO,MADEIRA,PAPEL,PISO,VULCANICO,TECIDO,VIDRO

Tipos de colas mais comuns

Epoxi......vidro - metal - plástico - ceramica - borracha - mármore, etc.
Pva ........ madeira - pape - tecido-ceramica-couro.
Silicone............... vedar vidros, objetos expostos á umidade.
Celulosica................ vidro - papel - tecido - cerâmica...
Latex ............. borracha - plástico.

PVA biscuit

De Colas e Adesivos


BRASFORT EXTRA BISCUIT é um adesivo a base de PVA que possibilita a fabricação de uma massa para biscuit ´´no ponto certo´´, muito maleável e com alto rendimento. É utilizado na fabricação de artesanato, possibilita a fabricação de uma massa para biscuit ´´no ponto certo´´, de fácil manuseio, solta das mãos, aceita muito bem pintura e sem risco de embolorar.

COLAS BRANCAS (acetato de polivinil ou PVA):

De Colas e Adesivos


A cola PVA é um liquido branco, normalmente vendido em garrafas plásticas.
É recomendada para uso em materiais porosos - madeira, papel, tecido, cerâmica porosa e junção não estrutural de madeira com madeira.
Não é resistente à água. É preciso prender as duas superfícies com um grampo durante 30 minutos a 1 hora para que a cola fique firme, o tempo de secagem total é de 18 a 24 horas.Barata e não-inflamável, a cola PVA fica clara quando seca.

COLAS EPÓXI:

De Colas e Adesivos


São colas vendidas em tubos ou em latas.
Consistem de duas partes - resina e endurecedor - que devem ser muito bem misturadas imediatamente antes do uso. São muito fortes, duráveis e resistentes à água.
As colas epóxis são recomendados para uso em metal, cerâmicas, alguns plásticos e borracha e não são recomendados para superfícies flexíveis. Para a maioria dos adesivos epóxis, é necessário usar um grampo por cerca de 2 horas. O tempo de secagem da cola epóxi é de cerca de 12 horas; o tempo de cura total ocorre em 24 hs. Quando seca, o epóxi fica claro ou âmbar e é geralmente mais caro do que outros tipos de adesivos industriais.

COLAS DE CIANOACRILATO:

De Colas e Adesivos


Também chamado de super cola ou cola instantânea.
Os adesivos instantâneos tem como principal vantagem a sua secagem rapida.
Essas colas formam uma liga muito forte e são recomendadas para uso em materiais tais como metal, cerâmica, vidro, alguns plásticos e borracha e não são recomendadas para superfícies flexíveis.
Aplique com moderação. Não é necessário usar grampos e o tempo de cura total é de 24 hs.
Os adesivos instantâneos de cianoacrilato ficam claros quando secam.

COLAS DE CONTATO:

De Colas e Adesivos


Colas de contato à base de borracha vendido em garrafas ou latas, o preenchimento de contato é recomendado para colar laminados, folheados e outras áreas grandes e para reparos.
Pode também ser usado em papel, couro, tecido, borracha, metal, vidro e alguns plásticos porque permanece flexível quando seca. Não é recomendado para reparos onde há esforço.
Deve-se aplicá-lo nas duas superfícies e aguardar um tempo; as superfícies são então pressionadas uma contra a outra para se ter uma colagem prévia. Não é possível reposicionar as peças depois que for feito o contato.
Não é necessário o uso de grampo; a cura está completa quando secar. Normalmente as colas de contato são muito inflamáveis.

COLAS DE POLIURETANO :

De Colas e Adesivos


Esta cola altamente resistente é uma pasta âmbar vendida em tubos.
Ela forma uma liga muito forte semelhante a do epóxi. As colas de poliuretano são recomendadas para uso em madeira, metal, cerâmica, vidro, maioria dos plásticos e fibra de vidro.
Elas secam com flexibilidade e pode ser usada em couro, tecido, borracha e vinil.
É necessário usar grampo por cerca de 2 horas; o tempo de cura é de aproximadamente 24 horas.
Depois de seca, a cola de poliuretano fica translúcida e pode ser pintada ou tingida. Sua vida útil é curta e é um produto caro.

COLAS OU SELANTES DE SILICONE:

De Colas e Adesivos


Colas e selantes de silicone são vendidos em tubos e são semelhantes ao silicone para calafetar.
Eles formam ligas muito fortes e muito resistentes à água, com excelente resistência a altas e baixas temperaturas.
São recomendados para o uso em calhas e em materiais de construção, incluindo metal, vidro, fibra de vidro, borracha e madeira.
Podem também ser usados em tecidos, alguns plásticos e cerâmica.
Normalmente não é necessário usar grampo; o tempo de cura é de cerca de 24 horas, mas o adesivo forma uma película em menos de uma hora.
Os adesivos de silicone permanecem flexíveis depois de secos e são encontrados em cores claras, preto e metálicas.

COLAS MULTIUSO:

De Colas e Adesivos


Os vários adesivos vendidos em tubos como cola multiuso são colas de secagem rápida e de baixa resistência.
Eles são recomendados para o uso em madeira, cerâmica, vidro, papel e alguns plásticos.
Algumas colas multiuso permanecem flexíveis depois de secas e podem ser usadas em tecidos, couro e vinil.
Normalmente não é necessário usar grampos; o tempo de secagem é de 10 a 20 minutos, o tempo de cura é de até 24 horas.

COLA QUENTE OU HOT MELT:
De Colas e Adesivos



De Colas e Adesivos


Cola quente são vendidas em bastões ou granuladas e usadas com uma pistola.
A pistola para cola quente aquece a cola acima de 93 graus C. Para uma colagem melhor, as superfícies a serem coladas devem também ser pré-aquecidas.
Como as colas quentes são apenas moderadamente fortes e as peças coladas podem se separar se expostas a altas temperaturas, esse tipo de cola é recomendado para colagem temporária de madeira, metal, papel e alguns plásticos e materiais compostos.
Para a cola quente Não é necessário usar grampos para utilizar cola a quente ; o tempo de secagem parcial da cola quente varia entre 10 a 45 segundos e o tempo de cura total é de 24 horas.

COLAS DE MADEIRA:
De Colas e Adesivos


Colas especificamente feitas para consertos em madeira.A cola de resina alifática é um líquido amarelo, normalmente vendida em garrafas plásticas e freqüentemente chamada de cola de marceneiro.
A cola amarela é muito semelhante à cola branca, mas forma uma liga ligeiramente mais forte. Também é mais resistente à água do que a cola branca. É necessário usar grampos por cerca de 30 minutos até que a cola seque; o tempo de cura é de 12 a 18 horas.

COLAS PARA VIDRO E CERAMICA:

De Colas e Adesivos


A maioria das colas multiuso cola vidro e cerâmica, mas as versões especializadas freqüentemente colam esses materiais com mais firmeza.

2 comentários:

  1. Olá Vera, muito útil seu post.
    Mas ainda estou na dúvida e acredito que vc possa me ajudar. Estou querendo fazer tiara com trabalhos em couro e camurça, florzinhas, corações e colando 2 superfícies iguais de couro ou camurça. Comprei uma cola espefica para couro e o resultado ficou feio, ficou duro como superbonder e manchou vazando pela camurça.
    O que vc me sugere? cola tipo de contato - sapateiro, cola branca, ou o que?
    obrigada,
    Tatiana

    ResponderExcluir
  2. Oi achei muito interessante sua matéria e muito bonito seu trabalho, queria te indicar meu blog que é http://gepoxi.blogspot.com e o site www.gepoxi.com.br, somos fabricantes de cola epóxi, concorrentes da araldite. Entre la e conheça nosso trabalho também. Grata.

    ResponderExcluir

Meu 1º selinho!!!

Muito obrigado Tia Mia pelo carinho!
De Selinhos
Meus 10 amores... 1- Deus 2- Minha vida; 3- Meus filhos; 4- Meus pais e irmãos; 5- Meu esposo; 6- Minha fimília; 7- Meus pets; 8- Meu Lar; 9- Meus amigos; 10- Artesanato;

Selinho que recebi de minha amiga Tia Mia.

Selinho que recebi de minha amiga...

http://dedodemocapatchwork.blogspot.com/
De Selinhos
Façam uma visitinha vocês vão gostar.Bjs!!! Regra: 1- Agradecer quem te enviou o prêmio. 2- Divida 7 coisas sobre voce 3- Premiar outras 5 a 15 blogueiros. 4- Entre em contato com esses blogueiros para avisar sobre os prêmios e para que eles levem o selo da versatilidade para o seu blog e distribua a outros colegas blogueiros. Eu gosto muito de: 1- Da companhia de meus filhos e meu namorido, 2- Do meu pai e dos meus irmãos, 3- Viajar, 4- Praia e do campo, 5- Cinema e pipoquinha, 6- Musica, 7- Artezanato, Enviei para as amigas: http://artesanatocoisasqueeusei.blogspot.com http://lucianasatelier.blogspot.com http://lorenartesanatos.blogspot.com http://eucraftemuitomais.blogspot.com http://lifenositio.blogspot.com/ http://inspirecriedecore.blogspot.com http://lilidepaulafeliz.blogspot.com

Obrigado Catia

Selinho que a amiga Catia está ofertando a todas artistas artesã.Passe lá e pegue o seu.
De Selinhos
http://catiaartesmanuais.blogspot.com/