sexta-feira, 2 de março de 2012

Tudo sobre linhas de costura


Você acha que linha é linha e pronto?
Nada disso minha filha! Cada tecido, projeto ou tipo de costura pode precisar de uma linha diferente.

Primeiro, as regrinhas básicas

Procure sempre utilizar linhas de algodão para costurar em tecidos de fibra natural e linhas sintéticas para costurar tecidos sintéticos. Tecidos grossos, porém, mesmo sendo naturais, devem ser costurados com linhas sintéticas.

Cuidados

De Tudo sobre linhas de costura

Se você costurar um tecido sintético com linha de algodão, após a lavagem, a linha pode encolher e franzir a costura. Por outro lado, como as fibras sintéticas são mais elásticas do que as fibras naturais, o tecido pode também arrebentar a linha durante o uso.
As linhas suportam temperaturas diferentes. Se você costurar uma peça de linho com linha de poliéster, quando passar o ferro no linho (que requer uma alta temperatura) as linhas de poliéster podem derreter.
Não use linhas metálicas em tecidos claros. A linha pode enferrujar e manchar o tecido.

O que preciso considerar na minha escolha, então?

Força – A linha precisa ser tão forte quanto o tecido. Se você usar uma linha fraca em um tecido grosso, ela vai arrebentar. Um bom teste de firmeza pra linha é tentar arrebentá-la com a mão. (Cuidado pra não se cortar!)

Suavidade – Para trabalhar com tecidos finos e leves, procure uma linha bem lisinha. Para tecido mais grossos, linhas mais grossas. Para saber se a linha é bem lisinha, passe o fio com cuidado no lábio. (De novo: Cuidado pra não se cortar!)

Espessura - Você vai precisar de um fio fino para tecidos delicados e um espesso para trabalhos decorativos e bordados. Use linhas mais grossas também para tecidos com trama aberta, assim você tem menos risco de ter um fio puxado depois.

Elasticidade – Se o tecido que você está costurando for mais elástico, a linha vai precisar ser mais elástica também. Para testar a elasticidade de um fio, estique-o e meça com a fita ou a régua o quanto você consegue puxá-lo antes de arrebentar. Depois compare com a elasticidade do tecido.

Cor – Você pode escolher usar uma cor coordenando com as cores do tecido ou até mesmo contrastando. Depende do efeito. Agora, se o tecido tem duas cores, como xadrez ou listrado, uma dica é optar pela cor mais escura. Teoricamente, o olho humano repara mais em um detalhe claro em uma base escura do que o contrário. Usando a cor mais escura você consegue dar uma disfarçada na costura.
Os tipos de linhas mais comuns são as de algodão, as sintéticas e as mistas.

Linhas de algodão

De Tudo sobre linhas de costura

Linhas de algodão mercerizado

Indicadas para seda pura, viscose, cambraia, linho, popeline, brins, chitão, cretone, tricoline, popeline e outros tecidos de fibra natural.
Para tecidos médios e finos você pode usar agulhas 7, 8 ou 9 para costurar a mão.
Costurando a máquina, as agulhas são 11 ou 14. Você vai encontrar em todas as cores possíveis e imagináveis.

Linhas glacê

De Tudo sobre linhas de costura

As glacê você encontra somente nas cores branca e preta. Encorpadas e resistentes, vão bem em couros, lonas, brins grossos… São produzidas nas seguintes espessuras: 24 (mais grossa), 30, 40 e 50 (mais fina). As linhas de algodão glacê são mais resistentes à abrasão do que as linhas de algodão mercerizadas.

Linhas sintéticas
Linhas para pespontar

De Tudo sobre linhas de costura

Maleáveis e macias, são indicadas para arremates e acabamentos. Deslizam na agulha e amarram bem os pontos para pregar botões, alinhavar, fazer casas e bainhas. Brilhante, as linhas tem cores vivas e acabamento acetinado pra dar uma vida ao pesponto, que fica sempre aparente. Costurando à mão, use agulhas 3 ou 6 e a máquina, 16 ou 18.

Linhas comuns de poliéster

De Tudo sobre linhas de costura

Também em todas as cores, as linhas de poliéster costuram seda, lingerie, microfibra, crepe, tafetá, camurça, cotton lycra, plush, meia malha, suedine, lycra e todos os tecidos sintéticos.
Para tecidos médios e finos utilize agulhas 7, 8 ou 9 para costurar a mão e 11 ou 14 para máquina.
Para tecidos mais grossos, costure com a número 3 a mão ou 16 ou 18 a máquina.
As linhas usadas em overloques também são de poliéster, mas overloque é assunto pra outro post!

Linhas mistas

As linhas mistas são feitas de poliéster e cobertas com algodão. A idéia é ter uma linha que seja fina e resistente ao mesmo tempo, para fazer um acabamento leve e que seja suave ao toque.

De Tudo sobre linhas de costura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meu 1º selinho!!!

Muito obrigado Tia Mia pelo carinho!
De Selinhos
Meus 10 amores... 1- Deus 2- Minha vida; 3- Meus filhos; 4- Meus pais e irmãos; 5- Meu esposo; 6- Minha fimília; 7- Meus pets; 8- Meu Lar; 9- Meus amigos; 10- Artesanato;

Selinho que recebi de minha amiga Tia Mia.

Selinho que recebi de minha amiga...

http://dedodemocapatchwork.blogspot.com/
De Selinhos
Façam uma visitinha vocês vão gostar.Bjs!!! Regra: 1- Agradecer quem te enviou o prêmio. 2- Divida 7 coisas sobre voce 3- Premiar outras 5 a 15 blogueiros. 4- Entre em contato com esses blogueiros para avisar sobre os prêmios e para que eles levem o selo da versatilidade para o seu blog e distribua a outros colegas blogueiros. Eu gosto muito de: 1- Da companhia de meus filhos e meu namorido, 2- Do meu pai e dos meus irmãos, 3- Viajar, 4- Praia e do campo, 5- Cinema e pipoquinha, 6- Musica, 7- Artezanato, Enviei para as amigas: http://artesanatocoisasqueeusei.blogspot.com http://lucianasatelier.blogspot.com http://lorenartesanatos.blogspot.com http://eucraftemuitomais.blogspot.com http://lifenositio.blogspot.com/ http://inspirecriedecore.blogspot.com http://lilidepaulafeliz.blogspot.com

Obrigado Catia

Selinho que a amiga Catia está ofertando a todas artistas artesã.Passe lá e pegue o seu.
De Selinhos
http://catiaartesmanuais.blogspot.com/