segunda-feira, 31 de agosto de 2009

CHOCOLATE


Para tornar mais forte o sabor do chocolate, junte um pouco de extrato de baunilha enquanto ele estiver no fogo. Nos bolos de chocolate ,acrescentar à massa 1 ou 1/2 maçã ralada, dependendo da quantidade; também poderá juntar à massa 1 colher de café bem forte. Tanto um quanto o outro servirão para que o bolo, depois de pronto, não fique ressecado, dando-lhe também um ótimo sabor. Ao derreter chocolate para fazer caldas ou glacês, acrescente uma bolinha de manteiga, que a massa não grudará na panela.

RALAR CHOCOLATE

Quando tiver que ralar chocolate, principalmente se for em tiras ou escamas, deixe-o antes pelo menos 2 horas na geladeira, em sua própria embalagem; assim ele ficará duro, facilitando o trabalho. Ao ralar, faça-o segurando no invólucro, para evitar que o chocolate se derreta com o calor da mão. Se ralar no liquidificador, corte-o primeiro em pedacinhos. Na falta de uma barra de chocolate exigida na receita que já começou a fazer, substitua-a por chocolate em pó, calculando da seguinte maneira: 30 gramas de chocolate em barra equivalem a 3 colheres (sopa) de chocolate em pó e 1 colher (sopa) de manteiga ou margarina. Derreta a manteiga ou margarina em banho-maria, dissolva bem o choco late em pó e empregue frio ou quente, conforme a receita pedir.

BOMBONS

Os bombons e chocolates em barra, pedaços, ovos (de Páscoa) ou bichinhos se conservarão perfeitos e durinhos se forem guardados na geladeira, dentro de seus próprios invólucros ou embalagens, ou bem cobertos com plástico, papel alumínio e em caixas plásticas bem fechadas, ou ainda nas próprias caixas dos bombons. Mas se os bombons que recebeu são daqueles que vêm desembrulhados o melhor (se sobrarem) será polvilhá-los bem com açúcar, deixando-os bem fichados em sua própria caixa. Assim, eles não vão grudar entre si. Essa caixa também poderá ficar na geladeira. Cremes e Molhos Alguém disse que a gastronomia é uma arte; e, sem dúvida alguma, suas obrasprimas são os cremes e os molhos que complementam, enriquecem e compõem um prato, transformando-o, de um simples trivial, no mais sofisticado quitute. Molhos simples ou complicados, suaves ou picantes, sua imagem carrega o toque do requinte e do bom gosto.

BECHAMEL

Para que fique cremoso, leve e espumoso, junte ao creme uma clara batida em neve. Cozinhe-o em seguida em fogo brando.

CREME CHANTILLY

Para "esticar" o creme, quando necessitar de maior quantidade, adicione uma clara batida em neve bem firme, mexendo cuidadosamente, depois do creme já batido. Uma pitadinha de sal colocada no creme chantilly que se acabou de bater dará um sabor todo especial. Ao preparar creme chantilly em casa, use o creme de leite fresco bem gelado; bater na batedeira em baixa velocidade (senão pode virar manteiga), até engrossar. Se o creme de leite for de lata, deixar também bem gelado e, quando for abrir a lata, fazê-lo do lado contrário (o lado que ficou embaixo) para assim retirar todo o soro (água). Em seguida proceda da mesma maneira como se faz com o creme fresco.

CREME INGLÊS

Se acontecer de esse creme talhar, bata-o no liquidificador, que ele voltará ao normal. Mas acontece que, às vezes, batido no liquidificador poderá desandar (voltar) logo depois de batido; recupere-o, levando-o novamente ao fogo, misturando mais um pouco de maisena dissolvida em um pouco de leite, mexendo sempre até que engrosse novamente. Habitue-se a pulverizar o creme inglês com um pouquinho de açúcar, assim que despejá-lo na vasilha, evitando que se forme uma película sobre a superfície.

CREME DE LEITE

Não se deve bater o creme de leite em recipiente de alumínio, pois, além de adquirir uma cor acinzentada, seu paladar ficará alterado, com gosto de metal. Se o creme de leite fresco demorar a encorpar ao ser batido, adicione 3 a 4 cotas de limão; ou, então, salpique um pouco de gelatina em pó. Na falta do creme de leite para completar uma receita substitua-o por iogurte natural (verificar sua data). Nos pratos salgados, use o iogurte naturalmente; para os pratos doces, coloque um pouco de açúcar. Evita-se que o creme de leite talhe, quando adicionado a um molho quente, juntando-se ao creme ou ao molho um pouquinho de farinha de trigo ou maisena. Nunca deixe ferver demasiadamente. Para poder guardar o creme de leite que sobrou na lata por alguns dias, coloque-o num vidro de tampa plástica, limpo e bem seco, e guarde na geladeira.

PASTA DE CREME DE LEITE

Esta não poderá ser guardada por muito tempo; se não for consumida no mesmo dia (o que seria o ideal), guardá-la no máximo por 24 horas.

CREME DE LIMÃO

Este creme não talha, quando levar gema, se no momento em que for preparado para ir ao fogo juntarmos primeiro as gemas no caldo de limão, e não o limão sobre as gemas.

PREPARAR UM CREME

Ao preparar qualquer creme no fogo — seja de maisena, farinha de trigo etc. —, assim que começar a engrossar retire a panela do fogo, mexendo e batendo vigorosamente por uns minutos, até ficar por igual. Volte novamente para o fogo, ainda mexendo, para acabar de cozinhar. Assim procedendo, evitará que o creme fique empelotado, cheio de grumos.

CURRY ou CARIL

Quando este molho estiver muito forte, misture, para cortar" o sabor, um pouquinho de vinagre.

MAIONESE (FEITA EM CASA)

Se você costuma fazer sempre maionese em casa, seria bem interessante variar um pouco o paladar dessa maionese. Experimente substituir o limão por vinagre, por caldo de laranja ou tangerina, e um pouquinho de suas cascas raladas. Tenho a certeza de que todos vão apreciar e gostar da novidade. Ao bater um molho de maionese acrescente um pouquinho de mostarda junto à gema que se vai bater para evitar que a maionese desande. Mas, quando a maionese que se está batendo talhar (desandar), ela poderá ser recuperada usando-se um dos seguintes procedimentos: Junte mais sal e limão e bata vigorosamente. Acrescente 1 colherzinha de vinagre fervendo e continue a bater. Pingue algumas gotas de água fervendo na maionese desandada, sem deixar de bater, até que volte à consistência normal. Coe a maionese talhada numa peneira, deixando cair naturalmente sem mexer, ponha o coalho (que ficou na peneira) de volta à tigela e junte aos poucos — sempre batendo — 1 gema crua, pingando também o mesmo óleo que foi coado. Acrescente, de vez em quando, umas gotinhas de limão. Coloque numa vasilha 4 colheres (sopa) de manteiga derretida e, sempre batendo, junte aos poucos a maionese talhada. Um pedacinho de batata cozida, bem amassado, evita que a maionese feita em casa desande. Ponha 1 colher (sopa) de água numa tigelinha limpa, e vá juntando a ela, aos poucos, a maionese talhada, batendo bem após cada adição. Também poderá juntar à maionese talhada 1 colher (sopa) de leite, que deve ser colocado aos poucos, e sempre batendo muito bem. De vez em quando pingar umas gotinhas de limão.

Conservação.

Para se guardar uma maionese feita em casa por alguns dias coloque-a, depois de pronta, dentro de um vidro limpo e bem seco, e feche ou vede muito bem com tampa de rosca, ou papel alumínio ou ainda com papel plástico ou vasilha plástica com tampa (tire bem o ar) e guarde na geladeira. Assim, ela vai durar por bastante tempo. Porém, quando o vidro for aberto, a maionese deverá ser consumida toda, e não poderá mais voltar à geladeira. Se sobrar muito molho de maionese do almoço, também poderá guardá-lo sem perigo de estragar; para isso, acrescente 1 colher (sopa) de vinagre, coloque também em recipiente bem fechado e vedado, e guarde na geladeira. Assim, poderá durar até por 1 semana. Mas, se tiver que preparar um molho de maionese com antecedência, quando estiver pronto junte 1 colher (sopa) de água fervente e misture muito bem. Assim, o molho se conservará perfeito.

MOSTARDA

Se a mostarda em vidrinho, guardada há muito tempo, ressecou, adicione umas gotas de azeite, um pouquinho de vinagre e 1 pitada de sal. Mas poderá conservá-la sempre fresca colocando 1 rodela de limão sobre a tampa do vidro. Evita-se que a mostarda fique endurecida, quando se vai guardar por algum tempo, acrescentando a ela umas gotas de leite; assim ficará fresquinha. Uma boa é você mesma preparar a mostarda em casa, gostou da idéia? Proceda, então, da seguinte maneira: num recipiente coloque o tanto de farinha de mostarda que desejar; vá misturando a ela, aos poucos, vinagre forte (de vinho), até obter uma boa liga. Junte então um pouco de azeite, sal e um pouquinho de açúcar (este opcional). Coloque em pote ou vidro bem fechado, e guarde na geladeira.

SUFLÊ

Se quiser receber elogios pelo suflê que vai servir no jantar, atente para o seguinte: ao assar um suflê, seja ele doce ou salgado, faça-o com o forno ligeiramente entreaberto (serve usar um palito). Essa pequena entrada de ar no forno impedirá que o suflê murche depois de pronto. Mas, ao retirar o suflê do forno, evite que haja corrente de ar ou vento na cozinha, o que prejudicará o seu assado. E nunca é demais lembrar que este prato deve ser servido imediatamente após ser retirado do forno. Mas existe uma boa maneira para o suflê crescer muito melhor: depois de colocado no pirex (para ir ao forno), passe o dedo à volta dele, em cima, pelo lado de dentro; em seguida passe a lâmina de uma faca por toda a volta do suflê, até o fundo (como se faz para soltar um bolo da fôrma). Coloque então no forno para assar. Verá como ele vai crescer! E veja: se seu suflê não crescer, não será por falta de sugestões. Aqui vai mais uma: seu suflê também vai ficar bem "puff" e crescerá muito se antes de colocar a massa dentro do pirex você polvilhar seus lados com açúcar se o suflê for doce, e com farinha de trigo, se salgado. Este prato tanto pode servir de "entrada" (que deve ser apresentado em pequenos pirex individuais) ou como acompanhamento de carnes. Evidentemente, falamos de suflê salgado, porque o doce é uma ótima, delicada e sofisticada sobremesa.

FARINHA DE FUBÁ

Quando acontecer de o angu ou a polenta queimarem, retire um pouquinho desse angu, coloque em cima de uma mesa ou tampa de pia, e ponha imediatamente a panela sobre ele. Continue a mexer o angu, até que a fumaça pare de sair. Retire então da panela, e... bom apetite.

FARINHA DE ROSCA

Deve ser guardada em recipiente de louça, vidro ou lata bem fechados. Coloque dentro deles uma folha de louro, para absorver a umidade, evitando que mofe. Troca-se a folha, à medida que for secando.

FARINHA DE TRIGO

Para evitar que essa farinha encaroce quando guardada, basta misturar a ela um pouquinho de sal. Isso é importante nos lugares onde o clima é úmido. Mas a farinha de trigo ficará perfeita e não estragará (dura meses) se for guardada na geladeira, dentro do seu próprio invólucro e dentro de um saco plástico bem fechado, resguardado da umidade. Se a quantidade de farinha é muito grande, e vai levar muito tempo para consumi-la, o melhor será deixá-la guardada no congelador, também bem protegida com plástico ou papel alumínio.

FERMENTO EM TABLETE (BIOLÓGICO)

Saiba que cada tablete deste fermento equivale a 15 gramas.
Conservação. Seu tempo de duração é variável, pois depende de sua procedência. Se for realmente fresco, ele durará de 3 a 4 dias fora da geladeira; dentro da geladeira, cuja temperatura deve ser de 4 graus, o fermento poderá durar, aproximadamente, 11/2 mês. Se for necessário guardar por mais tempo (como é o caso de quem mora distante das cidades), coloque o fermento dentro de um saquinho plástico bem fechado (para não entrar umidade) e guarde no congelador; porém, quando for usar, deixeo primeiro voltar à temperatura normal para então dissolvê-lo em água ou leite morno (conforme o caso), mas nunca quente ou fervendo. Uma observação, quando o tablete se apresentar com uma cor escura, não o despreze, porque não está estragado; é apenas uma oxidação superficial, que em nada altera o produto; basta tirar essa casquinha escura e usá-lo tranqüilamente.

GRANULADO (SECO)

O fermento biológico se apresenta em latas com pequenas bolinhas. É usado (e é substituto) como o em tablete. Como o granulado é mais concentrado, deve-se atentar para o seguinte: 10 gramas desse fermento equivale a 30 gramas do em tablete, ou 1 tablete equivale a 1 colher (sobremesa) ou 5 gramas do seco. Conservação: Esse fermento dura muito tempo; estando a lata bem fechada, ele se conservará fresco por, no mínimo, 6 meses.

EM PÓ (QUÍMICO)

Quem usa pouco desse fermento, deve sempre adquiri-lo em latas pequenas, principalmente se não tiver geladeira, porque depois de aberta, seu tempo de duração não é longo. Mas esse fermento vai durar até o fim, mesmo que leve meses para ser consumido, se sua latinha for guardada sempre na geladeira; porém, com sua tampinha bem fechada. Quem mora em lugares afastados, ou mesmo longe de comércio, de armazéns ou supermercados, deve ter em seu armário de cozinha (ou na geladeira) este preparado — que numa emergência poderá "quebrar o seu galho", substituindo o fermento em pó —, que, além de ser econômico, é idêntico ao comprado pronto: 100 gramas de bicarbonato de sódio 120 gramas de cremor de tártaro 200 gramas de maisena Misturar bem todos os ingredientes, peneirá-los 4 vezes em peneira fina e depois usar. Esta receita dá para 4 latinhas pequenas. O fermento em pó, em tabletes ou em bolinhas só entra em função em temperatura ambiente ou ligeiramente amornado; nunca em leite ou água gelada, nem tampouco fervendo, o que eliminaria a ação do fermento, principalmente se for em tablete. E é bom saber que o fermento (qualquer deles) é um alimento rico e fortíssimo; 50% de sua composição é de proteínas, além de inúmeras vitaminas e sais minerais. Feijão Comida nacional por excelência, o feijão é encontrado entre nós principalmente em 3 tipos: branco, mulato e preto. Ao contrário dos seres humanos, para os quais a integração das raças é muito benéfica, os feijões não devem ser misturados. Cada macaco em seu galho, cada feijão em sua panela. Da simples e saborosa salada de feijão à mais requintada feijoada; das mesas mais simples aos mais fartos almoços nas mansões milionárias, este pretinho nacional está sempre "por cima da carne-seca ".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meu 1º selinho!!!

Muito obrigado Tia Mia pelo carinho!
De Selinhos
Meus 10 amores... 1- Deus 2- Minha vida; 3- Meus filhos; 4- Meus pais e irmãos; 5- Meu esposo; 6- Minha fimília; 7- Meus pets; 8- Meu Lar; 9- Meus amigos; 10- Artesanato;

Selinho que recebi de minha amiga Tia Mia.

Selinho que recebi de minha amiga...

http://dedodemocapatchwork.blogspot.com/
De Selinhos
Façam uma visitinha vocês vão gostar.Bjs!!! Regra: 1- Agradecer quem te enviou o prêmio. 2- Divida 7 coisas sobre voce 3- Premiar outras 5 a 15 blogueiros. 4- Entre em contato com esses blogueiros para avisar sobre os prêmios e para que eles levem o selo da versatilidade para o seu blog e distribua a outros colegas blogueiros. Eu gosto muito de: 1- Da companhia de meus filhos e meu namorido, 2- Do meu pai e dos meus irmãos, 3- Viajar, 4- Praia e do campo, 5- Cinema e pipoquinha, 6- Musica, 7- Artezanato, Enviei para as amigas: http://artesanatocoisasqueeusei.blogspot.com http://lucianasatelier.blogspot.com http://lorenartesanatos.blogspot.com http://eucraftemuitomais.blogspot.com http://lifenositio.blogspot.com/ http://inspirecriedecore.blogspot.com http://lilidepaulafeliz.blogspot.com

Obrigado Catia

Selinho que a amiga Catia está ofertando a todas artistas artesã.Passe lá e pegue o seu.
De Selinhos
http://catiaartesmanuais.blogspot.com/