domingo, 30 de agosto de 2009

Arroz

ARROZ QUEIMADO
Não leve à mesa o arroz com gosto de queimado. Siga rapidamente (enquanto está bem quente e com o vapor) um destes conselhos: Enfie a panela destampada imediatamente dentro de uma bacia ou recipiente maior que ela, contendo água fria. Após alguns minutos o cheiro desaparecerá. Transfira, então, o arroz para outra panela, sem raspar o fundo que queimou. Destampe a panela ainda bem quente, retire dela um punhadinho de arroz, ponha-o sobre a pia ou mesa, colocando sobre ele a panela. Depois, proceder como acima. Destampe a panela e enfie imediatamente — bem no meio do arroz e até o fundo — um garfo (desses comuns — inoxidáveis). Deixe-o assim espetado por alguns segundos; quando sair toda a fumaça terão saído, também, o cheiro e o gosto do queimado. Depois, proceda como nas vezes anteriores. Destampe a panela e coloque dentro dela, sobre o arroz, um pedaço de pão, tampando-a imediatamente, e espere alguns minutos. Depois destampe a panela e jogue o pedaço de pão fora. Ele terá absorvido todo o cheiro e o gosto de queimado. Transfira o arroz para outra panela, desprezando o fundo queimado. Com tantas boas sugestões para se aproveitar o arroz (e o feijão) que queimou, creio que esta é a mais simples e mais interessante: destampe a panela e bata palmas 3 vezes; faça isso não muito depressa (o normal) e a cada palma conte mentalmente " 1,2,3". Aguarde então até que saia toda a fumaça e o arroz esfrie um pouco. Depois, proceda como sugerido anteriormente.

ARROZ SOLTO
Faça seu arroz bem soltinho, com uma das seguintes alternativas: Colocar uma colher de vinagre na água do arroz, na hora do cozimento. Pôr um pouco de água fria com umas gotas de limão, quando a primeira água estiver secando. Se o arroz cozinhou demais e empapou, despeje-o dentro de uma peneira ou escorredor, e ponha-o debaixo de uma torneira de água fria, lavando-o (como se faz com macarrão), até os grãos soltarem bem. Deixe escorrer por bastante tempo, e leve-o a esquentar no forno, ou sobre o vapor de água fervendo (nesse caso, coloque o arroz numa fôrma toda furada, como, por exemplo, a fôrma de cuscuzeiro). Mais simples ainda é colocar a panela do arroz empapado, destampada, dentro de um recipiente alto, contendo água fria até a altura de 2 dedos a menos da boca da panela. Deixar assim por uns 10 a 15 minutos. Se você gosta de um arroz bem seco e não o consegue fazer, experimente o seguinte: 5 minutos antes de terminar de cozinhar, ponha dentro de sua panela 1 fatia de pão, tampe e deixe por alguns minutos. O pão absorverá o excesso de água e os grãos incharão. Se você "errar a mão" e o arroz não ficar soltinho, quando estiver pronto, destampe a panela e jogue dentro 1 colher (sopa) de água fria. É tiro e queda. Se o arroz for daquele tipo feio, muito escuro, lave-o com sal e limão antes de levá-lo ao fogo. O arroz não entorna, enquanto cozinha, se colocarmos dentro da panela um pedacinho de manteiga.

ARROZ CRU
Conservação — Para preservar dos insetos arroz, feijão, lentilhas e outros alimentos em grãos crus, que ficam guardados em latas ou potes de mantimentos, é só derramar um pouco de sal dentro dessas vasilhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meu 1º selinho!!!

Muito obrigado Tia Mia pelo carinho!
De Selinhos
Meus 10 amores... 1- Deus 2- Minha vida; 3- Meus filhos; 4- Meus pais e irmãos; 5- Meu esposo; 6- Minha fimília; 7- Meus pets; 8- Meu Lar; 9- Meus amigos; 10- Artesanato;

Selinho que recebi de minha amiga Tia Mia.

Selinho que recebi de minha amiga...

http://dedodemocapatchwork.blogspot.com/
De Selinhos
Façam uma visitinha vocês vão gostar.Bjs!!! Regra: 1- Agradecer quem te enviou o prêmio. 2- Divida 7 coisas sobre voce 3- Premiar outras 5 a 15 blogueiros. 4- Entre em contato com esses blogueiros para avisar sobre os prêmios e para que eles levem o selo da versatilidade para o seu blog e distribua a outros colegas blogueiros. Eu gosto muito de: 1- Da companhia de meus filhos e meu namorido, 2- Do meu pai e dos meus irmãos, 3- Viajar, 4- Praia e do campo, 5- Cinema e pipoquinha, 6- Musica, 7- Artezanato, Enviei para as amigas: http://artesanatocoisasqueeusei.blogspot.com http://lucianasatelier.blogspot.com http://lorenartesanatos.blogspot.com http://eucraftemuitomais.blogspot.com http://lifenositio.blogspot.com/ http://inspirecriedecore.blogspot.com http://lilidepaulafeliz.blogspot.com

Obrigado Catia

Selinho que a amiga Catia está ofertando a todas artistas artesã.Passe lá e pegue o seu.
De Selinhos
http://catiaartesmanuais.blogspot.com/