segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Carnes

CLASSIFICAÇÃO DAS CARNES
As carnes chamadas de segunda são assim classificadas, comercialmente, apenas porque são menos macias que o filé, a alcatra e o contrafilé, considerados carnes de primeira; mas são todas igualmente ricas e nutritivas. A carne chamada de terceira também é rica em proteínas, e poderá ser tão saborosa quanto as outras. São consideradas:
Carnes de primeira
Coxão mole (chã de dentro),
Patinho,
Lagarto,
Alcatra,
Contrafilé,
Filé e Filé mignon.
Carnes de segunda
Paleta,
Acém,
Aba,
Capa de filé e
Peito.
Carnes de terceira
Ponta de agulha (costelas),
Pescoço,
Músculos,
Ossobuco.
COMO CONHECER UMA CARNE FRESCA
Há 3 tipos de carne: a de vaca, a de vitela ou de carneiro, e as carnes brancas.
A carne de vaca de boa qualidade conhece-se pela cor vermelho-púrpura; os ossos são rosados. As de vitela ou de carneiro são rosa-vivos, e sua gordura ou sebo, bem brancos. As chamadas carnes brancas (cabrito, leitão etc.) têm carne pálida, e os ossos são de um branco leitoso.
AMACIAR CARNES CRUAS
A carne que veio hoje do açougue não é nada macia e um bife nessas condições ninguém conseguirá comer. Não deixe que à mesa percebam que esta carne não é uma alcatra e muito menos um filé.
As enzimas mais usadas para amaciar carnes são:
a papaina de mamão e a bromelina de abacaxi.
Para amaciar, use um dos seguintes procedimentos:
-Ponha no tempero algumas gotas de leite de mamão. Misture aos bifes temperados alguns pedaços de mamão verde, ou perfure-os com um garfo, colocando sobre eles folhas perfuradas de mamão. -Corte fatias finas de abacaxi e coloque-as sobre os bifes. -Também misturar aos bifes duros e temperados um pouco de mamão verde ralado (temperar de véspera). -Esfregue suco de lima, ou de laranja azeda, por toda a carne, algum tempo antes de levá-la ao fogo. -Mas poderá também tapear derramando sobre os bifes crus um pouco de conhaque, deixando repousar por algum tempo antes de usar. Não tenha receio porque o conhaque não altera o gosto e a carne ficará bem macia. -Jogue sobre eles um pouco de refrigerante tipo cola. -A pinga pode substituir o conhaque; é muito mais barata e... quem é que não tem em casa uma garrafinha de pinga? -O presunto ou o toucinho duros poderão ser amaciados quando colocados por alguns minutos em água quente.
AMOLECER CARNES COZIDAS
Se a carne refogada e ensopada estiver no fogo e continuar dura, coloque dentro da panela 1 colherzinha de café ou de chá de fermento em pó, dependendo da quantidade da carne. -Uma laranja espremida dentro do ensopado de carne que não amolece vai deixá-lo logo macio e com uma bonita cor avermelhada. Esse procedimento é muito bom também para amolecer a carne-de-sol (ou carne-seca) ensopada. -Se a carne ensopada já estiver há muito tempo no fogo e não amolecer, junte a ela 1 colher (sopa), ou mais, de uísque. -Para a carne assada amolecer, adicione um pouco de conhaque ou de pinga e deixe cozinhando por mais alguns minutos.
CONSERVAR CARNES COZIDAS
Assim como as aves fritas ou assadas, elas também se conservarão por 6 meses a 1 ano, quando guardadas inteiramente mergulhadas em banha, permanecendo todo esse tempo em lugar fresco, para que a banha se mantenha sólida. Isso, na falta de um freezer ou congelador.
CONSERVAR CARNES CRUAS
Na falta de uma geladeira, há várias maneiras para se conservar as carnes cruas: Colocar a carne dentro de uma vasilha de barro esmaltada e cobrir com leite. Este, após 24 horas, talha e azeda; isto em nada prejudicará a carne, até pelo contrário, melhora o gosto e fica mais tenra. Colocar a carne dentro de uma vasilha esmaltada de barro e derramar sobre ela uma água que se deixou ferver durante 3 minutos após ter levantado a fervura. Feito isso, regue toda a superfície da água com óleo ou azeite, formando uma película que isolará o ar. Para conservar por períodos mais curtos, afervente a carne, ou passe-a em gordura bem quente, sem contudo cozinhá-la; ela se conservará por uns 4 a 5 dias. Se for necessário guardá-la por longo período, é preferível recorrer à salmoura, defumação, ou ainda secá-la ao sol e ao ar (carne-seca ou de vento). Por período menor, basta embrulhá-la num pano embebido em vinagre. No congelador, quando guardar carnes frescas no congelador, faça-o de preferência dividindo-as aos pedaços, para que não seja necessário descongelar o peso todo. Para que a carne ao ser descongelada não apresente aquele aspecto escuro, antes de guardar os pedaços espalhe sobre eles um pouco de óleo de oliva (azeite). Guardeos no congelador, bem acondicionados em sacos plásticos.
PREPARO DAS CARNES BIFES COMUNS
Os bifes, quer sejam bem passados, ao ponto ou malpassados, deverão ser feitos sempre em frigideira de ferro previamente bem aquecida, antes mesmo de se colocar a manteiga ou margarina, as quais também deverão estar bem quentes, até atingirem aquela cor marrom dourada (não queimada). Os bifes deverão também ser fritos um a um, para que não soltem água, pois se isso acontecer eles ficarão rijos e cozidos.
BIFES À MILANESA
Ficarão mais saborosos e com melhor aspecto se forem passados primeiramente em farinha de rosca, em seguida nos ovos batidos e novamente na farinha de rosca, fazendo um pouco de pressão sobre eles com as mãos, para que a farinha fique bem aderida. Não devem ser fritos imediatamente, pois as cascas se soltariam; aguarde pelo menos uns 15 minutos. Depois, é só fritar em gordura quente e abundante. Quando sobrarem alguns desses bifes já prontos, transforme-os em outro prato saboroso, colocando-os em um pirex e, sobre cada um, fatias de mozarela, molho de tomate, queijo parmesão e orégano. Leve ao forno por uns quinze minutos (filé à parmegiana).
CARNE DE VACA
-Sempre que preparar lombo, pernil, costeleta e carne assada (lagarto ou outra), mergulhe-os inteiramente num recipiente cheio de água fria, por mais ou menos 1 hora, antes de colocar qualquer tempero. Isso fará com que, depois de assadas, as carnes fiquem branquinhas por dentro. -Antes de colocar essas peças em vinha-d'alhos, fure-as e esfregue por toda a superfície sal com alho amassado e pimenta-do-reino, deixando repousar por alguns instantes. Assim procedendo, a carne ficará mais saborosa, pois absorverá melhor todos os temperos da sua vinha-d'alhos.
CARNE ASSADA DE PANELA
Essa carne tanto pode ser assada na panela (carne de panela) como no forno. Se for assar na panela um lagarto redondo, este deverá ser enrolado fortemente com um barbante grosso, para que não encolha muito; depois de corado, cozinhar em fogo brando. Se essa carne que está assando estiver demorando muito para amolecer, coloque dentro de sua panela alguns tomates maduros, que logo ela ficará macia. Se você se descuidou e a carne que está no fogo queimou, passe-a rapidamente para outra panela, junte uma cebola inteira (com a casca) lavada, ponha água quente e deixe ferver por algum tempo, até que desapareça o gosto de queimado. Faça então um refogado com óleo, cebola e tomate, ponha aí a carne e termine de assá-la.
CARNE ASSADA NO FORNO
O melhor peso de carne para assar no forno é o lagarto redondo. O papel alumínio é ótimo para cobrir assados no forno até que a carne esteja macia (não desmanchando), quando então ele deve ser retirado, para corar a carne. Se, ao retirar a carne assada do forno, verificar que ela está grudada na assadeira, coloque esta sobre uma vasilha contendo água fria por alguns minutos. Assim será bem mais fácil soltar o assado, sem perigo de desmanchar. Quando o assado estiver correndo o risco de queimar, coloque dentro do forno uma vasilha contendo água fria.
CARNE PARA SOPA
Quando refogar carne para sopa, ou mesmo para fazer um ensopado, não use panelas muito pequenas, pois a carne, se amontoando, sora (solta água) em vez de corar.
BUCHO — DOBRADINHA
Antes de limpar a dobradinha, esfregue bem nela fubá ou farinha de trigo ou ainda suco de limão, para que ela fique mais agradável. Ao cozinhar dobradinha (bucho), coloque uma rolha dentro da panela; além de apressar seu cozimento, também vai absorver aquele cheiro desagradável que invade toda a casa. É muito bom também, para que ela cozinhe mais depressa, colocar um pouco de bicarbonato dentro da panela. Uma laranja ácida, com casca e cortada ao meio, colocada na água do seu cozimento, vai reduzir muito seu odor.
FÍGADO
Mergulhando esta carne em água fervendo, sua pele sairá com mais facilidade. Para atenuar seu gosto forte e tornar sua carne mais digestiva, antes de ser temperada, deixe seus bifes ficarem de molho em leite frio por uns 40 minutos. Jogue então esse leite fora, lave-os e tempere a gosto.
HAMBÚRGUER
Se você está em cima da hora para sair, e tem poucos minutos para preparar seu hambúrguer para o almoço, antes de colocá-lo na frigideira finque um dedo seu bem no meio dele fazendo um buraco; só assim o hambúrguer vai ficar pronto muito mais depressa, e você não chegará atrasada em seu compromisso. E, depois do hambúrguer pronto... era uma vez um buraco...
RIM
Muito apreciado pelos gastrônomos, mas por outros rejeitado por causa do seu cheiro e sabor fortes. No entanto, eles poderão ser atenuados se, antes de se limpar o rim, o deixarmos mergulhado completamente num recipiente fundo, onde se colocou água fria e pó de café (2 colheres de sopa para cada 1/2 litro de água), deixando assim de molho por 1 hora a 1 e 1/2, mas nunca menos de 1 hora. Depois, tratar e limpar como de costume.
SALSICHA
Se quiser guardar salsichas frescas até por cinco ou seis dias, deixe-as mergulhadas dentro de uma tigela contendo água com 1 colher (sopa) de vinagre (ou mais, dependendo da quantidade de salsicha), e um pouquinho de sal. Guarde na geladeira. Na hora de usar, é só lavar em água pura. Não mande à mesa, nem sirva salsichas estouradas, arrebentadas; além de feias, vai tirar todo o prazer de comê-las. Porém, isso não irá acontecer se, antes de irem ao fogo para cozinhar, forem deixadas de molho no leite, por algum tempo.
VITELA
Essa carne não deve levar pimenta nos temperos, pois ficará completamente amarga.
CARNE DE ANIMAIS CASEIROS
São assim chamados por serem criados dentro de terrenos grandes, sítios ou fazendas. Além de nos deliciarmos com suas carnes saborosíssimas, todos os seus couros ou peles (os de boi também) são aproveitados na indústria de artefatos de couros, peles, mantas, tapetes, cobertas etc.
CARNEIRO
Use para temperar esta carne vinagre e bastante cebola ralada; isso vai tirar aquele gosto doce, próprio de sua carne. Uma perna de carneiro assada fica perfeita quando servida acompanhada de um molho de hortelã.
COELHO
Quando fizer coelho assado, deixe-o ficar com a aparência apetitosa juntando suco de limão ao seu tempero.
CABRITO
Taí um bom animalzinho para se criar, até mesmo em sua casa, se tiver um bom quintal para isso. Dele você aproveita o leite, que é forte e delicioso (experimente tomá-lo ordenhado na hora com um pouquinho de conhaque misturado); dá também um queijo maravilhoso. Sua pele poderá, depois de curtida, enfeitar o chão de sua casa; e sua carne... nem é bom falar... Mas é bom saber que ela só ficará saborosa (tanto ensopada como assada) se antes do cabrito ser temperado suas glândulas forem retiradas (uma em cada parte interna das coxas) para eliminar o mau cheiro. Se essa providência não for tomada, ninguém vai poder saboreá-lo, mesmo que esteja corado e bonito; sua carne ficará realmente intragável.
CARNE DE PORCO
Puxa! Parece que a única coisa que sobra e não se aproveita desse animal são suas unhas (será?). Nossa legítima "feijoada" não existiria sem o porco; usamo-lo dos pés à cabeça. Então, vamos por partes.
BACON — Quem não gosta de comer bacon com ovos fritos? Mas será que você sabe que o bacon é feito da gordura da barriga do porco, e depois defumado (o legítimo)? Quando cortado em fatias finas, ele se enrola ao ser frito no fogo; para evitar isso, mergulhe-o antes, por alguns segundos, em água fria. Então, pode prepará-lo à vontade, que ele ficará esticadinho, ou fure as fatias com um garfo. Seus torresmos vão ficar mais macios e saborosos se respingar cachaça quando estiverem dourando.
COSTELETA
Quando fizer costeletas fritas, evite que elas encolham ao fritar, fazendo assim: antes de levá-las ao fogo dê um pequeno corte, com a ponta da faca, rente ao osso (como desgrudando a carne do osso), e também onde tiver a gordura grossa.
LINGÜIÇA
A tripa de porco depois de limpa e recheada com sua carne e toucinhos crus, moídos e bem temperados, resulta na deliciosa lingüiça. Mas é muito comum a lingüiça estourar quando se está fritando, e não temos coragem de servir assim toda arrebentada. Para não passar por esse vexame, antes de fritar uma lingüiça fresca lave-a, enxugue e fure-a com um alfinete. Arrume-a dentro da gordura fria e leve ao fogo baixinho, para que frite e cozinhe lentamente. Assim ela ficará crocante, perfeita e não arrebentará. Usar de preferência frigideira de ferro. Se a lingüiça que vai fritar para o almoço estiver com um cheiro muito pronunciado (não é estragada), antes de prepará-la coloque-a numa panela com água fria e leve ao fogo para dar uma fervura (1 a 2 minutos), revolvendo-a de vez em quando para que ferva de todos os lados. Em seguida, lave-a bem com água fria, enxugue-a e empregue. Para evitar que ela respingue ao fritar, coloque 1 colher de água fria na sua gordura ainda fria.
SALAME
Eis uma coisa gostosa que, com um pouco de cuidado, poderá manter-se perfeita por bastante tempo, mesmo sem sua embalagem comum. Passando clara de ovo em volta do salame, ele não resseca e vai permanecer macio por muito tempo. Se ele já estiver cortado, passe também um pouco de manteiga ou óleo na parte descoberta, mantendo-o assim fresco e vermelhinho. O salame também poderá ser conservado por muito tempo se for embrulhado em papel alumínio, preso com elástico. Isso evitará seu ressecamento.
TOUCINHO — TORRESMO
Quem ainda tem o delicioso hábito de derreter toucinho em casa deve passar por eles um pouco de farinha de trigo antes de fritálos. Isso evita que respingue e provoque queimaduras. Depois, hum!... Vamos aproveitar o torresmo que ficou, para comer com um delicioso "viradinho ou tutu de feijão"... Mas para os torresminhos ficarem mais saborosos e com uma cor rosada, corte a banha (gordura) em cubos, derrame sobre eles 1 1/2 xícara (chá) de leite e 1 1/4 xícara de água, e leve-os ao fogo. Ninguém vai resistir, e... haja torresminho...
CAÇAS
É nas férias que os apreciadores da carne de caça aproveitam para, nos campos e nas montanhas, ir em busca de uma presa, garantindo assim um delicioso e supimpa almoço. Quem não aprecia uma boa carne desses animais que vivem quase como animais selvagens? Mas alguns desses animais requerem um certo cuidado para que ninguém torça o nariz, na hora de saboreá-los. Então vejamos:
GAMBÁ
Apreciado por muitos que vivem em fazendas, tem a carne branquinha e saborosíssima, embora alguns não acreditem e não a aceitem por causa do seu forte odor característico (muito conhecido por todos). Mas basta retirar suas glândulas para que todo o mau cheiro desapareça e ele esteja em condições de ser preparado, saboreado e... elogiado!
LAGARTO
Segundo muitos caçadores, não se deve comer essa caça no mês de janeiro, porque sua carne deve estar impregnada com veneno de cobra, o que não ocorre durante o resto do ano. Ao limpar, corta-se um bom pedaço do seu rabo, que se joga fora.
SERIEMA
Como essa bonita caça se alimenta também de cobras, é necessário que, enquanto estiver sendo cozida ou assada na panela, se coloque dentro dela uma colherzinha ou um objeto de prata (tem que ser prata mesmo); se após alguns minutos a prata pretejar, não fique com pena: jogue imediatamente tudo no lixo, pois assim estará se livrando de uma grande intoxicação, ou, o que é muito pior, de um envenenamento. Mas, se a prata continuar clarinha, aproveite e saboreie-a bem, porque não é todo dia que podemos ter essa caça à nossa mesa.
TATU
Quando caçar tatu para comer, prefira o tatu-galinha, pois tem a carne mais tenra e branca. O tatu-peba, bem menor, também é muito bom, porém o maior de todos, o testa-de-ferro, já é mais selvagem e sua carne é bem mais dura.
UM CONSELHO IMPORTANTE
Quando cismar que a carne (qualquer carne, peixe, ou outro alimento), que está no fogo sendo preparada, está estragada, coloque dentro da panela uma colher ou um pequeno objeto de prata (tem que ser prata mesmo); se este pretejar, não pense duas vezes, e não prove dessa comida. Nada de ficar com pena e com raiva de perder esse quitute; jogue tudo no lixo, porque assim estará livrando sua família de um possível envenenamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meu 1º selinho!!!

Muito obrigado Tia Mia pelo carinho!
De Selinhos
Meus 10 amores... 1- Deus 2- Minha vida; 3- Meus filhos; 4- Meus pais e irmãos; 5- Meu esposo; 6- Minha fimília; 7- Meus pets; 8- Meu Lar; 9- Meus amigos; 10- Artesanato;

Selinho que recebi de minha amiga Tia Mia.

Selinho que recebi de minha amiga...

http://dedodemocapatchwork.blogspot.com/
De Selinhos
Façam uma visitinha vocês vão gostar.Bjs!!! Regra: 1- Agradecer quem te enviou o prêmio. 2- Divida 7 coisas sobre voce 3- Premiar outras 5 a 15 blogueiros. 4- Entre em contato com esses blogueiros para avisar sobre os prêmios e para que eles levem o selo da versatilidade para o seu blog e distribua a outros colegas blogueiros. Eu gosto muito de: 1- Da companhia de meus filhos e meu namorido, 2- Do meu pai e dos meus irmãos, 3- Viajar, 4- Praia e do campo, 5- Cinema e pipoquinha, 6- Musica, 7- Artezanato, Enviei para as amigas: http://artesanatocoisasqueeusei.blogspot.com http://lucianasatelier.blogspot.com http://lorenartesanatos.blogspot.com http://eucraftemuitomais.blogspot.com http://lifenositio.blogspot.com/ http://inspirecriedecore.blogspot.com http://lilidepaulafeliz.blogspot.com

Obrigado Catia

Selinho que a amiga Catia está ofertando a todas artistas artesã.Passe lá e pegue o seu.
De Selinhos
http://catiaartesmanuais.blogspot.com/