sábado, 22 de agosto de 2009

Entretela dupla-face



De Entretela dupla-face

Essa entretela facilita a aplicação, pois cola o tecido a ser aplicado no tecido base.
A entretela dupla-face vem com um papel protetor (difícil de ser mostrado em fotografias...)

1. A primeira etapa é desenhar o tema escolhido no papel que protege a entretela e recortar as partes que ficam sem desenhar.

De Entretela dupla-face

2. Alguns autores sugerem que a entretela+papel sejam recortados para depois aplicar no tecido, mas eu já mudei um pouco essa etapa... Desenho deixando pequenos espaços entre os objetos (o que desperdiça um pouco a entretela). Em seguida vou posicionando os tecidos com o avesso sobre a parte da entretela (avesso dos desenhos) - lembrando de cuidar que não ultrapassem o espaço reservado e sobreponham os desenhos errados, é claro.

De Entretela dupla-face

Fica parecendo um monte de retalhos desordenados, mas tem ordem sim...

3. Passo o ferro em temperatura baixa utilizando um outro tecido sobre os tecidinhos (para evitar que a entretela possa grudar no ferro - pois é muito ruim de limpar depois) . Esse tecido deve ser algum que não vai ser utilizado depois, pois vai ficar com pedacinhos da entretela grudados.

De Entretela dupla-face

Assim, vou ter todos os tecidinhos grudados em seus respectivos desenhos.

De Entretela dupla-face

Aqui olhando através do papel que protege a entretela (avesso dos tecidos).

De Entretela dupla-face

4. Em seguida devemos recortar os desenhos (com as 3 camadas: papel protetor, entretela e tecido). É melhor fazer assim para não correr o risco do tecido ou da entretela desfiarem.
Quem encontrar dificuldade em fazer essa montagem, pode recortar a entretela com o papel protetor, colocar as figuras sobre o tecido e passar a ferro. Em seguida recorta-se o tecido com a entretela já recortada. O resultado é o mesmo.

De Entretela dupla-face

5. Tirar o papel protetor de cada pedacinho e posicionar no tecido base.

De Entretela dupla-face

6. Passar o ferro sobre o desenho todo - lembrar de cuidar as sobreposições necessárias pois é difícil descolar.

De Entretela dupla-face

Um comentário:

  1. Gostei muito das suas dicas. São bastante criativas e não é difícil de aplica-las.
    por favor poderia me ajudar, se encontro entretela dupla face na cidade de salvador-Ba? grata!
    Ray

    ResponderExcluir

Meu 1º selinho!!!

Muito obrigado Tia Mia pelo carinho!
De Selinhos
Meus 10 amores... 1- Deus 2- Minha vida; 3- Meus filhos; 4- Meus pais e irmãos; 5- Meu esposo; 6- Minha fimília; 7- Meus pets; 8- Meu Lar; 9- Meus amigos; 10- Artesanato;

Selinho que recebi de minha amiga Tia Mia.

Selinho que recebi de minha amiga...

http://dedodemocapatchwork.blogspot.com/
De Selinhos
Façam uma visitinha vocês vão gostar.Bjs!!! Regra: 1- Agradecer quem te enviou o prêmio. 2- Divida 7 coisas sobre voce 3- Premiar outras 5 a 15 blogueiros. 4- Entre em contato com esses blogueiros para avisar sobre os prêmios e para que eles levem o selo da versatilidade para o seu blog e distribua a outros colegas blogueiros. Eu gosto muito de: 1- Da companhia de meus filhos e meu namorido, 2- Do meu pai e dos meus irmãos, 3- Viajar, 4- Praia e do campo, 5- Cinema e pipoquinha, 6- Musica, 7- Artezanato, Enviei para as amigas: http://artesanatocoisasqueeusei.blogspot.com http://lucianasatelier.blogspot.com http://lorenartesanatos.blogspot.com http://eucraftemuitomais.blogspot.com http://lifenositio.blogspot.com/ http://inspirecriedecore.blogspot.com http://lilidepaulafeliz.blogspot.com

Obrigado Catia

Selinho que a amiga Catia está ofertando a todas artistas artesã.Passe lá e pegue o seu.
De Selinhos
http://catiaartesmanuais.blogspot.com/