quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Curso de Mosaico


Onde aplicar:
Peças em madeira, ferro, cerâmica, alvenaria, vidro, etc.
Material:
•Madeira MDF
•Molde
•Papel carbono
•Pá
•Pincéis
•Rodinho para espalhar rejunte
•Martelinho
•Torquês
•Torquês com vídea - Para cortar em pequenos pedaços;
•Cortador Especial para Pastilhas de Vidro
•Riscador de cerâmica ou vidro - Para riscar as pastilhas de vidro antes de sua quebra, quando necessário;
•Alicate 2 roldanas com vídea - Para cortar na diagonal, pequenos pedaços e arredondados;
•Alicate em Nylon - Para riscar e quebrar.
•Liqui-base
•Lápis preto
•Removedor para revestimento
•Tinta látex
•Tintas PVA
•Verniz
•Verniz a base de água
•Cola para Madeira
•Pastilhas de Vidro ou Azulejos
•Rejunte para Azulejos Brancos
•Jornais Velhos
•Esponja Macia
•Óculos de Proteção
•Luvas
•Gemas de vidro (material opcional)
•Lixa fina (120 ou 180)

Como fazer Mosaico

1. Escolha a peça que vc deseja executar o trabalho.

2. Passe o desenho para a peça escolhida com um papel carbono.

3. Passe a cola branca extra ou a cola para madeira amarela, em cada pastilha e também no pedadinho de peça na qual a pastilha irá ser colada. Importante, passe aos poucos a cola no local onde a pastilha irá ser colada, porque senão pode secar rapidamente e não dar certo.

4. Vá colando as pastilhas tentando acompanhar o contorno. Isso é importante, pois se o contorno não estiver bem feito seu mosaico ficará meio indefinido. Feito o contorno, preencha as partes do motivo.

5. Aguarde secagem por 24 horas para por o rejuntamento. Não coloque em hipótese alguma para secar sob o sol, porque pode rachar o rejunte.

6. Depois de seco, prepare o rejunte conforme instruções do fabricante. O ponto ideal é úmido, porém sem água em demasia. Faça o teste da colher: ele não deverá escorrer de sua colher.

7. Retire o excesso de rejunte com uma espátula plástica, ou com um pedaço de papel embrulhado feito uma pequena bola.

8. Após retirar o excesso, limpe o rejunte com um tecido úmido no máximo 15 minutos após ter aplicado. Com jornal velho vá esfregando sobre o mosaico limpando o rejunte.

Aplicação pelo modo indireto

Faça o molde em papel vegetal ou manteiga pela necessidade de inversão do desenho.

1- Passe o desenho para um papel Craft. Cole a parte lisa da Pastilha de vidro com cola caseira diretamente em papel Craft; ou
2- Prenda um Rolomax transparente em cima do desenho colando a parte lisa da Pastilha de vidro diretamente no lado colante do Rolomax (ou Contact); ou
3- Cole o fundo da Pastilha de vidro em tela específica para aplicação em alvenaria;
4- Quando os azulejos ou pedras, por exemplo, tiverem altura diferente e a aplicação for com cola branca é difícil de resolver. Caso a aplicação seja com argamassa, a massa poderá absorver a diferença. Muitas vezes a diferença de material e altura poderão embelezar o trabalho;
5- Aplique no local definitivo.

Colas

Não importa o que vamos colar, mas em cima do que vamos realizar nosso trabalho.

Na madeira: a cola branca é indicada para papel, tecido e madeira (ou colar sobre a madeira a cola amarela, que é especifica para madeira é perfeita).A cola branca dissolve-se com água. Portanto, não é indicada para execução de mosaicos externos. Sempre que formos executar um trabalho, devemos ter em mente que o mosaico é para ser durável.

Na alvenaria: o cimento-cola(argamassa) para, vasos, pisos, muros, mesas de jardins, fontes, bancos externos, enfim, tudo que fica exposto à umidades e ao tempo, deve ser cimentado.

No vidro: o silicone a base de água, etc.
Existem muitos tipos de argamassa no mercado. Recomendam-se as especiais para colocação de azulejos ou pastilhas de vidro. Informe-se nas lojas de material para construção, e mencione onde ficará a peça exposta, se for ficar exposta ao tempo, lembra-se de usar materiais específicos para isso.
Bases
Recomenda-se usar MDF ou compensado naval para executar o mosaico. A madeira maciça se altera, com a umidade ela dilata e, quando seca, contrai. Este movimento faz com que as pastilhas se soltem, danificando assim todo o mosaico..O mesmo problema pode ocorrer quando trabalha-se com bases de compensado comum ou aglomerado. Portanto use somente MDF ou compensado naval.
Se sua peça de mosaico for ficar em ambientes externos, não use bases de madeira. A base a ser usada deve ser o fibrocimento, a pedra ou o concreto armado, sempre usando como cola a argamassa e um rejunte de boa qualidade.


Materiais que podem receber a arte do mosaico

Trabalhar com mosaicos é um exercício de criatividade, a começar pelos materiais, onde quase não existem restrições. O único pré-requisito é que o objeto sobre o qual se faz o mosaico deve ser rígido para não ceder ao peso das pedras, cerâmicas ou outros materiais usados na composição do desenho. Madeira, placas de compensado, pratos de cerâmica, vasos de barro, cimento amianto e pedra ardósia estão entre as bases mais freqüentemente usadas.
Não é preciso muita coisa para começar o primeiro mosaico. Um desenho fácil,um torquês, um óculos de proteção, pedaços de tecido, uma esponja, alguns azulejos, rejunte, já serão o suficiente para o inicio. Em breve, você descobrirá o imenso prazer na montagem desta arte, atingindo resultados fantásticos com a utilização de técnicas relativamente simples.

MDF ou compensado naval

O mosaico na base de MDF ou Compensado de madeira não pode ficar exposto ao sol e chuva, portanto não é indicado para ambientes externos. Tomar cuidado também para que não fique em ambientes muito úmidos, como banheiros. Não se recomenda utilizar madeira no lugar de MDF ou Compensado, pois a madeira poderá empenar (contrair e se dilatar) de acordo com as condições do ambiente. Já com o MDF ou Compensado, isso não acontece. Nesta base, se utiliza como adesivo (para fixar as pastilhas, gemas, pedras, etc.) a cola branca. A mais conhecida é a cola branca da Cascorex. Depois de fixada as pastilhas utilizam-se o rejunte que pode ser colorido ou branco. Depois de aplicado o rejunte na peça, é necessário esperar (Sete) dias para a cura total (secagem), e mais de 7 dias no caso de rejunte branco. Após a cura do rejunte, pode-se aplicar emulsão de silicone, seguido de cera em pasta.
Portanto use somente MDF ou compensado naval.


Mosaico na base de Cimento ou Ardósia

O mosaico na base de Cimento ou Ardósia cinza resiste às intempéries do tempo, ou seja pode ficar tanto em ambiente externo como interno. Para fixar as pastilhas e gemas na peça é necessário o uso de argamassa. Por isso é muito importante verificar as instruções de uso da argamassa de cada fabricante. Algumas argamassas mais conhecidas são das marcas Quartzolit, Argamont e Quartzobrás. E há a opção de utilizar a argamassa mais indicada para cada material, como argamassa para pastilhas de vidro, pastilhas de porcelana ou azulejo. Depois de fixada as peças do mosaico são necessárias aplicar rejunte, embora algumas argamassas possam ser usadas tanto para fixação como para rejunte do mosaico. Após, a cura do rejunte, pode-se aplicar emulsão de silicone e cera em pasta. No caso da peça de mosaico ficar em um ambiente úmido, é necessário a aplicação de algum impermeabilizante (silicone ou verniz).

Mosaico na base de vidro

O vidro também pode ser utilizado como base para o mosaico, assim como peças de vidro cortadas podem ser utilizadas como matéria prima. No caso de utilizar a base de vidro, o adesivo pode ser borracha de silicone, cola Araldite ou cola branca. Visto que a cola branca demora mais para secar e pode fazer com que as pastilhas 'escorreguem'. No caso de utilizar vidro sobre vidro, ou seja, pedaços de vidro sobre a base de vidro deve-se tomar cuidado para escolha do adesivo (precisa ficar transparente após a secagem) e com a aplicação do rejunte, para que não manche a peça. As peças de vidro podem ser coloridas (causando um efeito interessante), ou seja, pode-se comprar o vidro já colorido, ou utilizar vidro comum e tingi-lo com verniz vitral colorido em um dos lados da peça. Na hora de aplicar o vidro na base, coloque com o lado do verniz para baixo. O mosaico em vidro não é tão comum, porém podem-se atingir resultados surpreendentes com este material.

Mosaico em Cerâmica

Para trabalhar com a base de Cerâmica é necessário utilizar a argamassa para fixar as pastilhas, porcelanas, azulejos e outros. E se, por acaso a base de cerâmica for um vaso, no qual será usado para plantar, é necessário impermeabilizá-lo por dentro. Senão, a cerâmica absorve a água usada na planta e com a umidade na base, pode causar estrago no mosaico. Para impermeabilizar utilize tinta betuminosa, passando duas ou mais demãos.

Mosaico em ambientes externos

Se sua peça de mosaico for ficar em ambientes externos, não use bases de madeira. A base a ser usada deve ser o fibrocimento, a pedra ou o concreto armado, sempre usando como cola a argamassa e um rejunte de boa qualidade.

Rejunte

1. O produto adequado para rejuntar um mosaico não é argamassa, gesso, massa acrílica ou massa corrida. Prefira sempre exclusivamente rejunte flexível de boa procedência, ou seja, de uma marca que seja conhecida.
2. O rejunte deve ser preparado no ponto certo - nem muito úmido e nem muito seco. Água em demasia rouba a resistência do rejunte e causa rachaduras no rejuntamento.

3. Cores ideais para rejunte são o cinza e o creme. Se o seu trabalho for de cor clara, prefira as tonalidades de gelo, branco ou creme. Se for colorido ou escuro, o ideal é a tonalidade próxima do cimento, valoriza todas as cores e neutraliza quaisquer imperfeições.

4. As principais razões para o seu rejunte ter rachado podem ser ter sido:
a. Uso de produto vencido ou prestes à vencer.
b. Ao preparar, vc usou muita água.
c. Vc deixou ele no sol para secar mais rápido.
d. Espaçamento inadequado para o tipo de rejunte utilizado.
e. Espaçamento grande e o rejunte não é flexível.

5. Para remediar as rachaduras:
a. Se o rejunte não estiver seco vc pode borrifar água e rejuntar novamente.
b. Se estiver completamente seco remova o rejunte rachado e refaça o rejuntamento da forma adequada, obedecendo atentamente as instruções do fabricante. Existem no mercado algumas marcas de removedor de rejunte que poderá auxiliar essa restauração. Peça orientação na loja onde vc adquiriu o rejunte.

6. Para cada material existe a cola mais adequada. A cada base utilizada existe a cola mais indicada não importando o que será colado, mas sim onde será colado. Para bases de pedra, cimentados ou cerâmica, o adesivo é a argamassa, para bases de acrílico, resinas acrílicas, para madeiras, cola para madeira, e assim sucessivamente.

7. Para mosaicos em áreas externas que ficarão expostas ao tempo, prefira utilizar como base para o mosaico, a placa cimentícia, concreto ou pedra ardósia cinza. Lembre-se que o adesivo a ser usado deverá ser a argamassa.

8. Essas foram dicas básicas para qualquer tipo de mosaico que vc for fazer, seja ele com pastilha de vidro, acrílica, ou azulejos.

Pastilhas

Pastilhas de vidro: são pastilhas encontradas em tamanhos variados, de 2x2 cm, 1x1 cm e 5x5 cm. São ótimas para serem utilizadas em mosaicos, pois possuem uma ótima resistência e cores variadas. Podem ser cortadas com torquês para se obter um formato de acordo com o desenho do mosaico.
Pastilhas de resina: possuem uma aparência diferente da pastilha de vidro. São encontradas nas cores mais diversas e para cortá-las, basta utilizar uma tesoura. Depois de fixadas com cola, é necessário passar verniz para impermeabilizar as pastilhas (duas ou mais demãos), pois elas costumam absorver o rejunte. E depois de pronta também é necessário passar algumas demãos de verniz na peça. O mosaico que utiliza as pastilhas resinadas é chamado de mosaico florense. E tem de ser utilizado internamente e em peças de decoração.
Pastilhas de porcelana ou azulejos: também são encontrados em diversos tamanhos e cores. Têm de ser cortados com cortadores especiais ou torquês de azulejo, e se necessário usar uma lixa para dar um acabamento melhor na lateral dos pedaços, evitando assim que fiquem lascados.

Gemas:

são peças de vidro com formatos arredondados. Possuem diversas cores e são utilizados para incrementar os mosaicos.
Apliques de cerâmica: São peças de cerâmica também utilizadas para incrementar mosaicos. Normalmente, já possuem um formato definido, que vão desde desenhos geométricos até desenhos de corações, flores, casas, crianças entre outros.

Trabalhos

Passo a passo:

1. Quebre as pastilhas com a torquês.
De Mosaico

De Mosaico

De Mosaico

De Mosaico

De Mosaico

De Mosaico

Criado-mudo
De Mosaico

Material:

• Gel Adornari Gel ref. 3520 Renner
• Tinta látex PVA -25 A1A Renner
• Tinta látex PVA 48 A2P Renner
• Pincel esponja para pátina
• Pincéis Tigre nas séries 815-10, 75mm, 25mm e 19mm
• Lixas Norton nºs 150 e 220
• Cola Cascorez extra Alba adesivos
• Torquês para mosaicos Corneta
• Pinça Corneta
• Esponja
• Pano macio
• Luvas cirúrgicas
• Rejunte Quartzolit na cor marrom
• Espátula
• Carbono
• Lápis de cor
• Caneta
• Colher
• Cera incolor
• Estopa
• Pastilhas de mosaico nas cores: azul claro, azul médio, azul escuro, amarelo, branco, verde claro, verde escuro, marrom, laranja e vermelho
De Mosaico

De Mosaico

De Mosaico

De Mosaico

De Mosaico

De Mosaico

De Mosaico

De Mosaico

10. Lembre-se do acabamento nas laterais da peça. Para isso, use a ponta do dedo, um rodinho ou uma espátula pequena;

11. Pinte a peça de madeira utilizando uma cor que combine com as cores que serão usadas na confecção do mosaico. Deixe-a secar completamente para receber a aplicação das peças e do rejunte. Caso contrário, a tinta poderá sair junto com a limpeza do rejunte.

12. Para agilizar a secagem da tinta e da cola, você pode usar um secador de cabelos, porém o rejunte deve secar naturalmente, sem o uso de secadores e sem ser exposto ao sol, para evitar rachaduras ou descolamento do mesmo;

13. Existem vários tons de cores de rejuntes, mas você ainda poderá criar outras cores, usando pigmento em pó Xadrez, ao misturar, use algum tipo de medida, pois se você precisar de mais rejunte para finalizar a peça, sem essa medida, dificilmente você conseguirá igualar a cor anterior.
14. Lembre-se de ao terminar seu trabalho, fotografá-lo. Isso é importante para trabalhos futuros.

2 comentários:

  1. Bom dia!
    Adorei seu trabalho com mosaicos.
    Gostaria de saber se você tem como me informar uma maneira segura de fixar terra colorida em tecidos. Eu uso com cola mas quando lavo costuma desbotar e se utilizo muita cola fica duro.
    E como conseguir um belo tom de cinza sem ficar azulado.
    Obrigada,

    Moema guimarães

    ResponderExcluir
  2. Ciao a todos, queria mostrar-vos como fazer cortes em curva(também raios perfeitos) em azulejos/pisos.
    http://blog.montolit.com/pt/how-to-cut-curves-radius-in-different-types-of-ceramic-and-gres-porcellanato-tiles

    ResponderExcluir

Meu 1º selinho!!!

Muito obrigado Tia Mia pelo carinho!
De Selinhos
Meus 10 amores... 1- Deus 2- Minha vida; 3- Meus filhos; 4- Meus pais e irmãos; 5- Meu esposo; 6- Minha fimília; 7- Meus pets; 8- Meu Lar; 9- Meus amigos; 10- Artesanato;

Selinho que recebi de minha amiga Tia Mia.

Selinho que recebi de minha amiga...

http://dedodemocapatchwork.blogspot.com/
De Selinhos
Façam uma visitinha vocês vão gostar.Bjs!!! Regra: 1- Agradecer quem te enviou o prêmio. 2- Divida 7 coisas sobre voce 3- Premiar outras 5 a 15 blogueiros. 4- Entre em contato com esses blogueiros para avisar sobre os prêmios e para que eles levem o selo da versatilidade para o seu blog e distribua a outros colegas blogueiros. Eu gosto muito de: 1- Da companhia de meus filhos e meu namorido, 2- Do meu pai e dos meus irmãos, 3- Viajar, 4- Praia e do campo, 5- Cinema e pipoquinha, 6- Musica, 7- Artezanato, Enviei para as amigas: http://artesanatocoisasqueeusei.blogspot.com http://lucianasatelier.blogspot.com http://lorenartesanatos.blogspot.com http://eucraftemuitomais.blogspot.com http://lifenositio.blogspot.com/ http://inspirecriedecore.blogspot.com http://lilidepaulafeliz.blogspot.com

Obrigado Catia

Selinho que a amiga Catia está ofertando a todas artistas artesã.Passe lá e pegue o seu.
De Selinhos
http://catiaartesmanuais.blogspot.com/