domingo, 30 de agosto de 2009

Café

O café é a bebida da cortesia, marca registrada da hospitalidade brasileira. De bar em bar, entre uma pausa e outra, o café acompanha um bate-papo informal, um negócio que se realiza, uma esperança que se concretiza. Bebida importante que é, o café, servindo de elo entre grandes figuras nacionais e internacionais, está presente nos momentos decisivos, participando da responsabilidade de selar um acordo político ou reforçar laços de amizade. Em outras ocasiões, embora involuntariamente, o café torna-se cúmplice daqueles que, na hora do cafezinho, aproveitam os minutos de folga para a "paquera "habitual; e é um excelente pretexto para se interromper o trabalho por alguns minutos, quando se está com muita preguiça. -Uma xícara de pó de café fresco, colocada dentro da geladeira, elimina qualquer odor. -Um pouquinho desse pó, colocado dentro do armário da cozinha, vai impedir que as formiguinhas se banqueteiem com os petiscos que estão guardados.
Conservação
-Para conservar melhor o aroma e o sabor do café junte um pouco de açúcar ao pó fresco antes de guardá-lo no seu recipiente adequado. -Grãos ou pó se conservarão frescos por muito mais tempo, além de conservarem seu aroma natural, se estiverem guardados bem protegidos da umidade e em recipientes bem fechados, na geladeira ou no congelador.
O GOSTOSO CAFEZINHO
- Seu café ficará com o cheirinho gostoso dos de um bar ou botequim (cujo aroma atrai até quem está do outro lado da rua), se for adicionada ao pó 1 colher de sopa de chocolate em pó para cada quilo. Ou então basta acrescentar uns grãozinhos de sal à água da infusão. -Não requente o café levando o bule diretamente à chama do fogo, mas se o fizer, e acontecer de ele ferver, retire então do fogo e deixe cair imediatamente dentro do bule algumas gotas de água fria. Isto ajudará a manter o paladar do café fresco -Na hora de tomar seu cafezinho, experimente substituir a colher que vai mexêlo por um pau de canela. Vai ver, que sabor! Mas, para que adquira esse sabor, é preciso que o café esteja "pelando", para puxar bem o gosto da canela.
COANDO O CAFÉ
Se você ainda mantém o autêntico, antigo e gostoso hábito de coar o café em coador de pano, não basta apenas enxaguá-lo para guardar; mantenha-o sempre limpo, lavando-o, ou melhor, coando-o com sal. Coloque o sal dentro do coador e despeje água em seguida. Depois enxágüe muito bem, que ele ficará como novo. Mas se você faz o café em cafeteira automática, naturalmente já percebeu que muitas vezes ele demora a descer. Enrole, então, uma toalha úmida de cozinha na parte de baixo do aparelho, que ele descerá bem mais rápido.
BORRA DE CAFÉ
E ótima para esfregar em sua pia branca, depois do serviço terminado. -Reserve um pouco dela para lavar e clarear o chão da cozinha. Terminada a faxina, esfregue um pouco desse pó usado em suas mãos; ficarão claras e macias. -É ótima também para lavar galheteiros e vidros de azeite. Agitar com um pouco de água, enxaguar e deixar secar bem. -Se as formiguinhas tomarem conta do seu armário, um pouco da borra colocada dentro dele fará com que elas desapareçam. -É um bom adubo para se colocar nas plantas. Sem contar que um algodão molhado em café frio e esfregado nas folhas de suas plantas (antúrios, begônias etc.) deixaas de um verde viçoso e brilhante.
CAFÉ CAPPUCCINO
Se preferir tomar em casa seu café cappucino, então prepare-o da seguinte maneira:
1 lata (pequena) de leite em pó instantâneo
2 colheres (sopa) de chocolate em pó instantâneo
1 lata (100 g) de café solúvel
A mesma medida de açúcar
Peneire tudo 3 vezes e guarde em vidro bem fechado.
Na hora de servir, tire a quantidade de pó desejado e acrescente então água fervida bem quente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meu 1º selinho!!!

Muito obrigado Tia Mia pelo carinho!
De Selinhos
Meus 10 amores... 1- Deus 2- Minha vida; 3- Meus filhos; 4- Meus pais e irmãos; 5- Meu esposo; 6- Minha fimília; 7- Meus pets; 8- Meu Lar; 9- Meus amigos; 10- Artesanato;

Selinho que recebi de minha amiga Tia Mia.

Selinho que recebi de minha amiga...

http://dedodemocapatchwork.blogspot.com/
De Selinhos
Façam uma visitinha vocês vão gostar.Bjs!!! Regra: 1- Agradecer quem te enviou o prêmio. 2- Divida 7 coisas sobre voce 3- Premiar outras 5 a 15 blogueiros. 4- Entre em contato com esses blogueiros para avisar sobre os prêmios e para que eles levem o selo da versatilidade para o seu blog e distribua a outros colegas blogueiros. Eu gosto muito de: 1- Da companhia de meus filhos e meu namorido, 2- Do meu pai e dos meus irmãos, 3- Viajar, 4- Praia e do campo, 5- Cinema e pipoquinha, 6- Musica, 7- Artezanato, Enviei para as amigas: http://artesanatocoisasqueeusei.blogspot.com http://lucianasatelier.blogspot.com http://lorenartesanatos.blogspot.com http://eucraftemuitomais.blogspot.com http://lifenositio.blogspot.com/ http://inspirecriedecore.blogspot.com http://lilidepaulafeliz.blogspot.com

Obrigado Catia

Selinho que a amiga Catia está ofertando a todas artistas artesã.Passe lá e pegue o seu.
De Selinhos
http://catiaartesmanuais.blogspot.com/