segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Pão de queijo mineiro






Ingredientes:

1kg de polvilho doce
800g de queijo curado ralado (fora de Minas Gerais, pode ser encontrado com facilidade nas feiras de rua)
400ml de leite
150ml de óleo
1 colher de sopa de sal
10 a 12 ovos

Modo de preparo:

Coloque o polvilho em uma bacia grande, para garantir a mobilidade das mãos e facilitar o preparo. Espalhe 1 colher de sopa de sal em cima do polvilho.Enquanto isso, coloque o leite e o óleo em uma panela e leve ao fogo até levantar fervura. Quando isso acontecer, chega a hora de escaldar o polvilho. Despeje o leite fervido com o óleo no polvilho. Deixe esfriar um pouco para não queimar as mãos.Acrescente o queijo à massa e, por último, os ovos. Coloque os ovos de 1 em 1, e amasse sempre. A quantidade máxima depende um pouco do tamanho do ovo. Normalemente usa-se 10. Os ovos devem ser colocados até a massa ficar macia e com uma consistência que permita ser enrolado.Pré-aqueça o forno, enrole os pães de queijo (não se esqueça de untar à mão, com óleo) e coloque para assar até ficar dourado. Pronto. Manteiga ou requeijão acompanham bem.

Pão de queijo com parmesão ralado

Ingredientes:

1 xícara (chá) de leite
1/2 xícara (chá) de óleo
2 ovos
1 colher (sopa) de farinha de trigo
200g de queijo ralado
2 colheres (chá) de sal
500g de polvilho doce
Óleo para untar

Modo de Preparo:

Em uma panela, ferva o leite com o óleo, espere esfriar um pouco, junte os ovos, a farinha de trigo, o queijo ralado e o sal. Bata tudo no liqüidificador. Em uma tigela misture o polvilho com o líqüido batido e misture bem a massa. Faça bolinhas iguais e coloque em uma assadeira untada com óleo. Leve para assar em forno médio, preaquecido, por 25 minutos. Pode ser recheado a gosto.

Pão de queijo com iogurte

Ingredientes

1 copo de iogurte natural (200g)
3 ovos
1 colher (sopa) de sal
2 colheres (sopa) bem cheias de margarina
500g de queijo meia-cura ralado
400g de polvilho doce

Modo de Preparo:

Bata no liqüidificador o iogurte, os ovos, o sal, a margarina e o queijo até formar uma mistura homogênea. Coloque em uma tigela e junte o polvilho aos poucos, amassando com as mãos até formar uma massa lisa. Deixe descansar por 10 minutos. Modele bolinhas, coloque em assadeira e leve ao forno alto, preaquecido, por 20 minutos. Retire do forno e sirva em seguida.

Pão de queijo de liquidificador

Ingredientes:

3 xícaras (chá) de polvilho doce
3 ovos
1/2 xícara (chá) de óleo
1 xícara (chá) de leite quente
Sal a gosto
1 colher (chá) de fermento em pó
1 e 1/2 xícara (chá) de queijo-de-minas padrão (meia cura) ralado
1 e 1/2 xícara (chá) de polvilho azedo
Óleo e
farinha de trigo para untar

Modo de Preparo:

No liqüidificador, bata o polvilho doce, os ovos, o óleo, o leite, o sal e o fermento. Coloque em uma tigela, deixe esfriar e misture o queijo e o polvilho azedo até ficar homogêneo. Com as mãos, untadas de óleo modele bolinhas e disponha em uma fôrma untada e enfarinhada. Leve ao forno médio, preaquecido, por 20 minutos ou até dourar. Se desejar, sirva acompanhado de requeijão cremoso tipo Catupiry®.

Pão de queijo frito

Ingredientes:
3 ovos
1 e 1/2 xícara (chá) + 2 colheres (sopa) de polvilho doce
1 colher (sopa) de fermento em pó
400g de queijo-de-minas padrão (meia cura) ralado
4 colheres (sopa) de leite
Óleo para fritar

Recheio:

50g de queijo mussarela em cubos

Modo de Preparo:

Em uma tigela, misture os ovos, o polvilho doce, o fermento em pó, o queijo-de-minas ralado e o leite até obter uma massa homogênea. Abra porções da massa com as mãos, recheie com 1 cubo da mussarela e feche, modelando bolinhas. Frite em óleo quente, aos poucos, até dourar. Escorra em papel-toalha e sirva em seguida.

Pão de queijo "light" (parmesão com ricota)

Ingredientes:
1/2 xícara (chá) de leite desnatado
1 xícara (chá) de ricota amassada
100g de queijo parmesão ralado
1 e 1/2 xícara (chá) de polvilho doce
2 colheres (sopa) de azeite ou óleo vegetal
1 colher (chá) de sal
2 ovos
Margarina para untarForminhas para empadas

Modo de Preparo:

Ferva o leite e reserve. No liqüidificador, bata todos os ingredientes e, por último, adicione o leite reservado. Bata até obter uma massa homogênea. Unte as forminhas, coloque 1 colher (sopa) da massa em cada uma e leve para assar em forno médio por 15 minutos ou até dourar. Sirva quente.

De Culinária

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meu 1º selinho!!!

Muito obrigado Tia Mia pelo carinho!
De Selinhos
Meus 10 amores... 1- Deus 2- Minha vida; 3- Meus filhos; 4- Meus pais e irmãos; 5- Meu esposo; 6- Minha fimília; 7- Meus pets; 8- Meu Lar; 9- Meus amigos; 10- Artesanato;

Selinho que recebi de minha amiga Tia Mia.

Selinho que recebi de minha amiga...

http://dedodemocapatchwork.blogspot.com/
De Selinhos
Façam uma visitinha vocês vão gostar.Bjs!!! Regra: 1- Agradecer quem te enviou o prêmio. 2- Divida 7 coisas sobre voce 3- Premiar outras 5 a 15 blogueiros. 4- Entre em contato com esses blogueiros para avisar sobre os prêmios e para que eles levem o selo da versatilidade para o seu blog e distribua a outros colegas blogueiros. Eu gosto muito de: 1- Da companhia de meus filhos e meu namorido, 2- Do meu pai e dos meus irmãos, 3- Viajar, 4- Praia e do campo, 5- Cinema e pipoquinha, 6- Musica, 7- Artezanato, Enviei para as amigas: http://artesanatocoisasqueeusei.blogspot.com http://lucianasatelier.blogspot.com http://lorenartesanatos.blogspot.com http://eucraftemuitomais.blogspot.com http://lifenositio.blogspot.com/ http://inspirecriedecore.blogspot.com http://lilidepaulafeliz.blogspot.com

Obrigado Catia

Selinho que a amiga Catia está ofertando a todas artistas artesã.Passe lá e pegue o seu.
De Selinhos
http://catiaartesmanuais.blogspot.com/