sábado, 15 de agosto de 2009

Atençaõ ao tomar remédios!!!

http://www.scribd.com/doc/3560553/SEBASTIANA-QUEBRAGALHO


Dicas retiradas do livro Sebastiana Quebra-galho de Nenzinha Machado Salles


PRECAUÇÕES

É muito importante que um remédio seja tomado segundo as indicações. A menos que o médico dê outras instruções com relação a certosmedicamentos, sigam o seguinte:
Para serem tomados 1/2 hora antes das refeições: os remédios contendo beladona ou atropina (geralmente empregados nos tratamentos antiespasmódicos).
Para serem tomados após as refeições (imediatamente) ou com qualquer alimento ou leite: todos os remédios que contenham aspirina, comprimidos para diabetes,drogas à base de cortisona, ferro e compostos que contenham potássio.
Para tomar de estômago vazio, ou uma hora antes, ou três horas após asrefeições: a grande maioria dos antibióticos, especialmente os relacionados à penicilina;também remédios usados para combater a depressão.
Tomar muita água quando ingerir preparados como os compostos de vegetais,os que são feitos com psilo e todas as drogas à base de sulfa; também os remédios usados no tratamento de gota.
Quando se toma um remédio, deve-se primeiramente ler a bula, para saber quais as possíveis reações ou contra-indicações, principalmente se o paciente for alérgico.
É também muito importante saber tomá-lo: Sempre antes ou após as refeições;
Ocorre, também, em muitos casos, que remédios eficazes são neutralizados
pela combinação de outros também eficazes. É o caso de quem ingere comprimidos de penicilina; não deverá ingeri-los com suco de frutas.
Os antibióticos conhecidos por tetraciclíneos não deverão ser tomados com leite ou quaisquer de seus derivados, pois o cálcio é capaz de destruir os ingredientes ativos.
A aspirina não deverá ser usada quando em tratamento com diuréticos,
anticoagulantes, ou remédios para diabetes, salvo permissão médica.
Deve-se também evitar a aspirina quando se toma bebida alcoólica (embora muitos insistam em tomá-la para cortar uma ressaca).

FRASCOS DE REMÉDIOS

A maioria dos invólucros, frascos ou vidros que contêm remédios deve ser guardada em lugares frescos e secos, protegidos da luz,principalmente se os frascos forem de cor escura.

OUTROS CUIDADOS

FÓRMULAS—Alguns remédios que fazem parte da sua minifarmácia podem ser preparados em casa, desde que se adquiram os ingredientes necessários, em farmácias ou drogarias.

ÁGUA BORICADA — Para compressas nos olhos:
ácido bórico — 30g
água filtrada — 1 litro
Ferver a água, dissolver nela o ácido bórico e deixar esfriar (com tampa).
Guardar em vidro tampado.

ÁGUA VEGETO-MINERAL — Para distorção, pancadas fortes etc:
alcoolato vulnerável — 80,0
acetato de chumbo — 20,0
água comum — até perfazer 1 litro
Misturar tudo num vidro, guardar tampado, e agitar sempre que usar, o que
deve ser feito em compressas locais, mantidas molhadas por muito tempo; prenda com
uma atadura de crepe.

ÁLCOOL CANFORADO — Para dores reumáticas, nevrálgicas etc:
álcool — 1 litro
cânfora — 20g ou 8 pedrinhas
Esmigalhar as cânforas, jogar dentro do litro de álcool e tampar o vidro. Deixar
dissolver bem as cânforas antes de usar. Fazer fricções nos lugares doloridos.

VASELINA CANFORADA
Para cada 30g de vaselina, misturar 1/2 tijolinho de cânfora.

6 comentários:

  1. Otima matéria,
    Gostaria de saber onde posso encontrar os produtos para fazer a água vegeto mineral?
    Meu e-mail é: eduardogmoreira@terra.com.br

    Grato pela atenção,
    Eduardo

    ResponderExcluir
  2. A água vegeto é um santo remédio para curar dores musculares. Eu tenho procurado em todas as farmácias e não encontro. Vou levar a fórmula para uma de manipulação. Minha dúvida é se as unidades do alcoolato vulnerável e do acetato de chumbo é em gramas ou mililitros. Conhecendo minha farmacêutica, eu acho que ela pode me questionar a respeito. Obrigada.

    Luciana

    ResponderExcluir
  3. Descobri em Porto Alegre uma importadora de produtos químicos que vende a água vegeto pronta. Dos produtos necessários para sua fabricação, ela só tem o acetato de chumbo. O endereço é: Importadora Química Delaware Ltda - Rua Morretes nº 376 - CEP 91030-300, fone (51)3341-0812, e-mail vendas@delaware.com.br [tem telentrega].
    Segue abaixo alguns comentários que achei num site a respeito das águas vegetos da Delaware:
    Eles oferecem 2 produtos: o que eles chamam de -puríssimo- (500 g por 12 reais em maio/03) e que dizem ser de grau farmacêutico, o mesmo vendido como P.A. em outra embalagem, mas esse mais barato seria embalado pela própria Delaware. Já o tipo P.A. é da marca Synth (as duas coisas são recomendadas pelo Pe. Beno), que eles vendem por R$ 16,90 e vem na embalagem do fornecedor (Labsynth Produtos para Laboratório Ltda - Av. Dr. Ulysses Guimarães, 3857 - Vila Mary, Diadema - SP). A fórmula é igual à que aparece nas embalagens dos magnésios de farmácia (MgCl2.6H2O), mas este da Synth traz também o peso molecular (203,30) e as especificações, inclusive teor máximo de impurezas. É possível que o magnésio embalado pela Delaware seja tão bom quanto o fornecido pela Labsynth. Para quem não tiver um fornecedor na sua cidade, uma alternativa talvez sejam as farmácias de manipulação, pois elas precisam trabalhar com o material mais puro possível.

    Luciana

    ResponderExcluir
  4. Eu me confundi no comentário acima. A Delaware tem de fato a água vegeto pronta e o acetato de chumbo. Mas as informações seguintes referem-se ao cloreto de magnésio, usado para fazer um remédio completamente diferente, bom para artrose.

    Luciana

    ResponderExcluir
  5. GOSTARIA DE SABER SE EU CONSIGO ÁGUA VEGETO MINERAL PARA COMPRAR HOJE 01/04/2020 POR FAVOR SE ALGUÉM SOUBER ME ENFORME URGENTE (21)987682408 É ZAP OBRIGADO JORGE

    ResponderExcluir
  6. A Farmácia Globo de Recife, faz essa agua em embalagem de 1 litro por R$ 40,00

    ResponderExcluir

Meu 1º selinho!!!

Muito obrigado Tia Mia pelo carinho!
De Selinhos
Meus 10 amores... 1- Deus 2- Minha vida; 3- Meus filhos; 4- Meus pais e irmãos; 5- Meu esposo; 6- Minha fimília; 7- Meus pets; 8- Meu Lar; 9- Meus amigos; 10- Artesanato;

Selinho que recebi de minha amiga Tia Mia.

Selinho que recebi de minha amiga...

http://dedodemocapatchwork.blogspot.com/
De Selinhos
Façam uma visitinha vocês vão gostar.Bjs!!! Regra: 1- Agradecer quem te enviou o prêmio. 2- Divida 7 coisas sobre voce 3- Premiar outras 5 a 15 blogueiros. 4- Entre em contato com esses blogueiros para avisar sobre os prêmios e para que eles levem o selo da versatilidade para o seu blog e distribua a outros colegas blogueiros. Eu gosto muito de: 1- Da companhia de meus filhos e meu namorido, 2- Do meu pai e dos meus irmãos, 3- Viajar, 4- Praia e do campo, 5- Cinema e pipoquinha, 6- Musica, 7- Artezanato, Enviei para as amigas: http://artesanatocoisasqueeusei.blogspot.com http://lucianasatelier.blogspot.com http://lorenartesanatos.blogspot.com http://eucraftemuitomais.blogspot.com http://lifenositio.blogspot.com/ http://inspirecriedecore.blogspot.com http://lilidepaulafeliz.blogspot.com

Obrigado Catia

Selinho que a amiga Catia está ofertando a todas artistas artesã.Passe lá e pegue o seu.
De Selinhos
http://catiaartesmanuais.blogspot.com/